Sexta, 09 de Maio de 2025

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,36

Santos

22ºC

SAÚDE

Residentes de medicina reforçam atendimento à população nas unidades de Saúde de Cubatão

Além da prática da profissão, residência fortalece os vínculos entre o profissional e a comunidade

Da Redação

17/03/2025 - segunda às 09h31

Desde esta terça-feira (11), pelo menos 10 médicos-residentes reforçam as equipes das unidades de Saúde de Cubatão. Eles foram recebidos pela Secretaria de Saúde em solenidade realizada na segunda-feira (10) na Faculdade de Medicina da Universidade São Judas Tadeu. Eles atuam pelo primeiro ano (R1) de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. As vagas foram oferecidas por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos em Áreas Estratégicas – PRÓ-RESIDÊNCIA e a seleção foi realizada entre janeiro e fevereiro.

 

Os novos profissionais vão atuar em regime de 40 horas semanais nas seguintes unidades de Saúde: Vila Esperança II/CAIC, Jardim Nova República (Bolsão), Mario Covas, Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá, Vila Nova e Jardim 31 de Março. Há ainda a previsão da seleção de mais seis residentes nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, pediatria e clínica geral.

 

O prefeito César Nascimento, que participou da atividade, fez uma avaliação de todas as parceiras entre a universidade e o município: "É uma parceria pela qual podemos oferecer à população médicos e médicas que conheçam a realidade da cidade".

 

Preceptora e professora da São Judas, a médica Luciana Prado Azevedo lembrou que Cubatão foi o primeiro lugar em que trabalhou depois de formada e onde voltou trabalhar após a especialização: "Foi onde vi a importância de me especializar em Medicina de Família".

 

Em relação à Faculdade, que teve a primeira turma, com 103 formandos, diplomada em 2024, ela avalia: "O curso é uma conquista da cidade. Impossível imaginar o curso sem a parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Saúde". Medicina da Saúde e Comunidade é a vocação do curso, criado por meio do edital Mais Médicos para atender uma demanda do município frente aos ministérios da Saúde e da Educação.

 

O secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira, conclui: "A residência médica oferece uma experiência prática complementar à teoria da faculdade fundamental para ensinar os desafios reais da medicina. Embora seja um caminho obrigatório para a especialização e o aperfeiçoamento das habilidades clínicas, a Secretaria Municipal de Saúde vê a residência médica como oportunidade de gerar vínculo entre o profissional e a comunidade, estabelecendo um atendimento de qualidade e acolhedor ao munícipe de Cubatão".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RECEITA FEDERAL

Receita Federal em Santos apreende mais de 800 kg de cocaína

OPORTUNIDADES

Grupo Pereira promove duas semanas de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

RELIGIOSIDADE

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ficará até o final do mês no Guarujá

2
Entre em nosso grupo