PRAIAS
A atuação diária do efetivo inclui ainda o monitoramento constante das condições do mar
Da Redação
26/12/2025 - sexta às 09h56
As praias de Mongaguá receberam reforço no efetivo de guarda-vidas em razão do aumento do fluxo de moradores e turistas na temporada de verão. A ampliação da equipe garante maior cobertura da orla, mais agilidade no atendimento às ocorrências e o fortalecimento das ações de prevenção durante o período de alta temporada.
Ao todo, além do efetivo regular do Corpo de Bombeiros, o município passou a contar com mais 18 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura de Mongaguá, além de outros oito profissionais por tempo determinado, disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo.
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Zveigelt, o aumento no número de profissionais impacta diretamente no tempo de resposta durante as ocorrências. "Com mais guarda-vidas distribuídos nas principais praias da cidade e todos munidos de rádios comunicadores, conseguimos facilitar a triagem, o direcionamento e o apoio nas ocorrências de salvamento, reduzindo significativamente o tempo de resposta", explica.
O reforço também contribui para um atendimento mais ágil em casos envolvendo crianças perdidas. De acordo com o tenente, todos os anos são disponibilizadas milhares de pulseirinhas de identificação, que podem ser solicitadas diretamente aos guarda-vidas pelos frequentadores das praias.
A atuação diária do efetivo inclui ainda o monitoramento constante das condições do mar. "Ao chegarem aos seus setores de atuação, os guarda-vidas realizam a leitura do mar e avaliam as condições de segurança, identificando e sinalizando com placas os pontos impróprios para banho, como áreas com correntes e valas", detalha Zveigelt.
O trabalho é realizado de forma integrada entre os guarda-vidas temporários e o Corpo de Bombeiros Militar, com apoio de diversos equipamentos. Durante uma ocorrência, os profissionais utilizam rádios portáteis para informar a localização, o número de vítimas e as características da situação, permitindo o acionamento rápido de recursos como botes de salvamento, motos aquáticas, unidades de resgate, quadriciclos e, em casos mais complexos, até a aeronave Águia, do Centro de Aviação da Polícia Militar.
Além das ações de salvamento e prevenção, o reforço do efetivo possibilita a intensificação das campanhas educativas e de conscientização, especialmente durante a Operação Praia Segura, feriados e fins de semana de grande movimento. As ações incluem orientação direta aos banhistas, distribuição de materiais informativos e encaminhamento da população para os trechos mais seguros da orla.
Deixe a sua opinião
ver todos