Terça, 10 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

PRAIAS

Reforço no efetivo de guarda-vidas amplia segurança nas praias de MongaguáPRAI

A atuação diária do efetivo inclui ainda o monitoramento constante das condições do mar

Da Redação

26/12/2025 - sexta às 09h56

As praias de Mongaguá receberam reforço no efetivo de guarda-vidas em razão do aumento do fluxo de moradores e turistas na temporada de verão. A ampliação da equipe garante maior cobertura da orla, mais agilidade no atendimento às ocorrências e o fortalecimento das ações de prevenção durante o período de alta temporada.

 

Ao todo, além do efetivo regular do Corpo de Bombeiros, o município passou a contar com mais 18 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura de Mongaguá, além de outros oito profissionais por tempo determinado, disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Zveigelt, o aumento no número de profissionais impacta diretamente no tempo de resposta durante as ocorrências. "Com mais guarda-vidas distribuídos nas principais praias da cidade e todos munidos de rádios comunicadores, conseguimos facilitar a triagem, o direcionamento e o apoio nas ocorrências de salvamento, reduzindo significativamente o tempo de resposta", explica.

 

O reforço também contribui para um atendimento mais ágil em casos envolvendo crianças perdidas. De acordo com o tenente, todos os anos são disponibilizadas milhares de pulseirinhas de identificação, que podem ser solicitadas diretamente aos guarda-vidas pelos frequentadores das praias.

 

A atuação diária do efetivo inclui ainda o monitoramento constante das condições do mar. "Ao chegarem aos seus setores de atuação, os guarda-vidas realizam a leitura do mar e avaliam as condições de segurança, identificando e sinalizando com placas os pontos impróprios para banho, como áreas com correntes e valas", detalha Zveigelt.

 

O trabalho é realizado de forma integrada entre os guarda-vidas temporários e o Corpo de Bombeiros Militar, com apoio de diversos equipamentos. Durante uma ocorrência, os profissionais utilizam rádios portáteis para informar a localização, o número de vítimas e as características da situação, permitindo o acionamento rápido de recursos como botes de salvamento, motos aquáticas, unidades de resgate, quadriciclos e, em casos mais complexos, até a aeronave Águia, do Centro de Aviação da Polícia Militar.

 

Além das ações de salvamento e prevenção, o reforço do efetivo possibilita a intensificação das campanhas educativas e de conscientização, especialmente durante a Operação Praia Segura, feriados e fins de semana de grande movimento. As ações incluem orientação direta aos banhistas, distribuição de materiais informativos e encaminhamento da população para os trechos mais seguros da orla.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo