SEGURANÇA
Desde 2020 a serviço dos santistas, o Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos completa cinco anos de sua inauguração nesta quinta-feira (11), com marcas importantes para a Cidade e nova identidade visual
Da Redação
11/09/2025 - quinta às 10h10
Desde a criação, foram cerca de 8.000 ocorrências relacionadas à segurança atendidas com o apoio do equipamento, com base em números da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).
Além disso, a central, que conta com recursos tecnológicos e 3.049 câmeras instaladas nas principais vias e prédios públicos da Cidade, foi utilizada em diversos atendimentos de trânsito, zeladoria e da Defesa Civil. Dentre as ocorrências registradas desde a inauguração, a GCM atuou amparada pelo CCO em 7.707 casos, que incluem furtos, roubos, depredação de patrimônio e perturbação de sossego.
Já a PM contou com o equipamento no atendimento de 505 flagrantes de setembro de 2020 até o começo de setembro deste ano. No período, as câmeras foram usadas pela polícia na captura de 49 foragidos da Justiça e na recuperação de 84 veículos.
Seguindo a tendência dos grandes centros urbanos do mundo, o CCO, localizado no embasamento do Paço Municipal, conta com tecnologia de ponta, além de integrar diversos setores, com equipes da Guarda Civil Municipal(GCM), Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Polícia Militar e Guarda Portuária, além do apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).
"O CCO de Santos é uma referência para o País, pois com uma infraestrutura moderna e ampla, que monitora o cotidiano da Cidade como um todo, reúne serviços essenciais para o dia a dia santista. Além da atenção em segurança, proporcionando o olhar integrado e a ação conjunta das polícias, se destaca como um facilitador no atendimento em saúde de emergência, no trabalho da Defesa Civil, na organização do trânsito e em tantas atividades. Com os dados que recolhe todos os dias, permite o planejamento urbano eficaz e o olhar sempre atento à dinâmica da Cidade. Tudo isso possibilita a adoção de medidas que impactam positivamente na qualidade de vida dos santistas", celebra o prefeito Rogério Santos.
TECNOLOGIA
As câmeras do CCO são dotadas de diversas tecnologias que auxiliam o combate ao crime, o trabalho na prevenção de acidentes, a logística de trânsito e o monitoramento de áreas de risco. O sistema IVA (análise de vídeo inteligente, da sigla em inglês), por exemplo, permite verificar automaticamente anomalias registradas nas imagens, como pessoas em locais e horários não permitidos, sendo eficaz no combate à invasão de prédios públicos, como escolas, unidades de saúde e cemitérios.
Nos principais acessos à Cidade e avenidas mais movimentadas, há câmeras com o sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres, tradução da sigla em inglês), que permite a leitura de placas de veículos. "Quando dizemos que Santos é uma cidade inteligente, o CCO tem um papel central para a integração de diversas agências públicas. O equipamento gera a possibilidade de tornar mais eficiente o trabalho das forças de segurança, logística, meteorologia, Defesa Civil entre outros serviços da Cidade e, para isso, contamos com uma equipe exemplar, que vem ano após ano atingindo resultados cada vez melhores, além do que há de mais moderno em termos de tecnologia. Estes cinco anos apontam para um futuro ainda mais promissor, com o equipamento sempre se expandindo e se aperfeiçoando", afirma o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz.
SEGURANÇA E INTEGRAÇÃO
Além das tecnologias citadas, o CCO também é integrado com os sistemas das forças de segurança estaduais e federais. Isso ocorre não só através do trabalho das equipes que ficam no Centro, mas também por meio dos programas Muralha Paulista, do Governo do Estado, e da plataforma Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As imagens captadas por câmeras em locais estratégicos são repassadas em tempo real aos programas, que também são utilizados no intercâmbio de informações.
Os agentes da GCM atuam munidos com os dados disponibilizados pelos sistemas. Para maior agilidade no atendimento, desde o último aniversário do Centro, no ano passado, os agentes da guarda contam com tablets que permitem o acesso rápido às informações em tempo real.
"O CCO é visto como a espinha dorsal da estratégia de segurança da Guarda, permitindo uma atuação mais inteligente, rápida e coordenada. A integração dos sistemas de monitoramento e a análise de dados em tempo real representam uma mudança de paradigma. A partir da tecnologia, a corporação se tornou proativa", explica o secretário de Segurança, Flávio de Brito Junior.
COLABORAÇÃO
Segundo o comandante interino do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o major Gustavo Henrique Marques Biagio, o CCO oferece uma visão estratégica da cidade que permite planejar operações, identificar situações de risco e acionar as viaturas de forma mais precisa, além de auxiliar em ações preventivas para evitar que situações se tornem problemas maiores. "Para nós, policiais, o CCO é mais do que tecnologia: é um parceiro no cuidado com a cidade. Ao longo desses cinco anos, o Centro de Controle Operacional se consolidou como um recurso indispensável para a Polícia Militar em Santos. É uma ferramenta que fortalece nossa missão de proteger e servir, trazendo benefícios concretos para a vida do cidadão santista".
As imagens gravadas ficam armazenadas por 30 dias, podendo ser utilizadas para investigações de ocorrências da Guarda Civil Municipal e atendimento de solicitações das polícias Civil e Federal e do Poder Judiciário. Por mês, de 15 a 30 pedidos de imagens são feitos por essas instituições.
TRÂNSITO
Se os números relacionados à Segurança demonstram a importância do monitoramento para o combate ao crime na Cidade, outras áreas não ficam atrás e utilizam o Centro como importante auxílio para embasar as suas estratégias. É o caso da CET-Santos, que registrou, somente neste ano, 10.062 atendimentos em que o equipamento foi utilizado, seja no apoio logístico em casos de acidentes quanto no monitoramento de vias e bloqueios.
O presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, considera o CCO uma ferramenta fundamental para monitorar e tomar decisões sobre o trânsito e o transporte de forma mais ágil. "Possibilita o acionamento imediato dos agentes que estão em campo, bem como dos apoios que se fizerem necessários para a segurança dos usuários e fluidez do tráfego. Também fornece dados que nos permitem, a partir da avaliação dessas informações, planejar e implementar ações ainda mais assertivas".
PREVENÇÃO E EMERGÊNCIAS
O CCO também pode salvar vidas. O Samu-Santos mantém um canal direto de comunicação com as equipes do Centro, o que agiliza os atendimentos, uma vez que, além de facilitar o acionamento pelo serviço das agências concentradas no equipamento, ele também pode ser acionado de maneira bem mais veloz quando necessário.
"Quando ocorre algum acidente e a gente precisa de apoio no trânsito, da GCM, ou da própria Polícia Militar, nós acionamos eles, que são sempre solícitos, e vice-versa. Quando eles estão em uma ocorrência e precisam do Samu o mais rápido possível, antes de abrir o chamado eles passam o rádio para nós. Sempre mantemos esta comunicação, é uma interação entre os serviços que agiliza o atendimento ao munícipe", explica o coordenador do Samu-Santos, Marcelo Ismail.
Para a Defesa Civil de Santos, a inauguração marcou uma nova fase em suas operações. Além de agilizar o despacho das viaturas, as câmeras, tecnologias e o vasto banco de dados disponibilizado facilitou o trabalho de prevenção e monitoramento em áreas de risco e o atendimento a acidentes. Somente neste ano, o órgão utilizou o CCO em 635 ocorrências. Além disso, o trabalho meteorológico foi otimizado, com previsões e alertas mais precisos.
"Ele facilita o trabalho dos nossos agentes e do nosso meteorologista, que tem acesso fácil a vários centros meteorológicos e pode preparar e disparar os boletins, inclusive para outras agências que trabalham no CCO. As próprias câmeras nos auxiliam bastante a visualizar o território do município quanto a eventuais acidentes, como os tecnológicos e incêndios e também os naturais, como condições de alagamentos ou danos causados pelos ventos", detalha o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias.
DEMANDAS DOS MUNÍCIPES
Para atender melhor o munícipe, equipes da Ouvidoria e Controle (OC) também têm acesso garantido ao Centro, se integrando com as outras agências e agilizando na solução das demandas da população. Prova da melhoria é a quantidade de chamados atendidos através do equipamento, que caminha de maneira concomitante com a ampliação do mesmo: em 2025, já foram 24.004 atendimentos por meio do CCO, média de cerca de 3.000 por mês. Em 2020, ano da inauguração, foram 8.633 casos de setembro até dezembro, média de cerca de 2.150 ao mês.
"O CCO tem sido um grande parceiro estratégico. Há cinco anos garante mais segurança, agilidade e eficiência, transformando tecnologia em qualidade de vida para toda a população", comemora o ouvidor municipal, Marcos Libório.
NOVO LOGO E NOVA REDE
O CCO chega ao seu quinto ano de atuação de visual renovado. O novo logo, feito no padrão de um distintivo, carrega a identidade da Cidade através das características muretas da praia, representadas no topo do desenho, além do escudo da Cidade de forma minimalista no centro. Também está em confecção um novo uniforme que as equipes que ficam no Centro usarão. Além disso, o CCO conta, desde junho deste ano, com uma página no Instagram, a @ccosantoscidade (www.instagram.com/ccosantoscidade).
"Essa iniciativa aproxima todos os serviços do Centro da população, que tem acesso a alertas de trânsito, clima e demais informações importantes fornecidas em tempo real e ao seu alcance", informa o Diretor do CCO, Paulo Roberto de Oliveira Souza.
ESTRUTURA E AMPLIAÇÃO
Em 2020, o CCO foi inaugurado integrando cerca de 1.300 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, substituindo o antigo Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). Desde o começo da operação, já foram cerca de 1.750 câmeras novas que reforçaram os serviços na Cidade, sendo que até o fim do ano, o número total deve ultrapassar 3.200. Isso se deve ao maior contrato de tecnologia da história da Administração Municipal (R$ 35,9 milhões), após a realização de licitação pública em que a empresa Net Telecom saiu vencedora.
Os recursos são provenientes de financiamento internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), dentro do Programa de Macrodrenagem, Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade, o 'Santos Mais'.
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