SAÚDE
Com isso, o Município dá importante passo para fortalecer a atenção materno-infantil no SUS
Da Redação
30/04/2025 - quarta às 15h00
A Prefeitura de Guarujá entregou ao Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) o Plano Municipal da Rede Alyne, que reúne ações estratégicas para a redução da mortalidade materna e infantil no Município. O documento contempla iniciativas que integrarão o Plano Regional da Baixada Santista.
O decreto que institui o Comitê Municipal da Rede Alyne foi publicado na edição do Diário Oficial do Município de 5 de abril, após a entrega do plano, que foi realizada no mês de março. O Comitê é composto por profissionais de diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e atuará na qualificação da gestão, das ações e dos serviços voltados à saúde de gestantes, puérperas e recém-nascidos.
A implementação do plano representa um importante avanço para a promoção da saúde materno-infantil na Cidade. Entre os impactos positivos previstos estão o fortalecimento da atenção ao pré-natal, parto, puerpério e cuidados neonatais. O documento também prevê que as gestantes que realizarem pré-natal em Guarujá tenham acesso a atendimento multidisciplinar, assegurando um cuidado integral tanto à mãe quanto ao bebê.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Mesquita, reitera que a entrega do plano reforça o compromisso de Guarujá com a vida e a saúde das mulheres e crianças. "Nosso objetivo é garantir que cada gestante tenha acesso a um atendimento qualificado, humanizado e seguro em todas as etapas do cuidado", afirmou.
Já a diretora de Atenção Básica, Graziela Paes Pirani, destaca a importância da adesão. "A integração da Rede Alyne às nossas ações de atenção básica permitirá um olhar ainda mais atento e integral para o pré-natal e os cuidados neonatais. Isso promoverá o acompanhamento contínuo e de qualidade às famílias do nosso Município", reforçou.
Rede Alyne
A Rede Alyne é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, especialmente entre mulheres negras. A Rede Alyne é uma atualização da Rede Cegonha, com foco na promoção da equidade racial e no combate às desigualdades no acesso à saúde materno-infantil.
O programa prevê investimentos em infraestrutura, recursos humanos e assistência, com o objetivo de garantir um cuidado de qualidade para todas as mulheres e crianças. Seu nome foi dado em homenagem a Alyne da Silva Pimentel Teixeira, mulher negra vítima de morte materna.
Deixe a sua opinião
ver todos