SÃO VICENTE
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Supervisão de Políticas de Juventude, foi responsável pela realização do evento, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ)
da Prefeitura de São Vicente
27/09/2023 - quarta às 11h30
O evento reuniu mais de 140 jovens e adolescentes - PMSV
Aconteceu na manhã desta terça-feira (26) a 4ª Conferência Municipal da Juventude de São Vicente, no Ginásio Poliesportivo Dondinho, com o objetivo de promover a participação ativa dos jovens do Município na formulação de políticas públicas e diretrizes voltadas para a juventude.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Supervisão de Políticas de Juventude, foi responsável pela realização do evento, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).
A programação contou, na abertura, com as falas das autoridades presentes, tais como o prefeito Kayo Amado, Geovana Albuquerque, supervisora da Juventude de São Vicente, e demais secretários de Cidadania e Direitos Humanos (Sedhc) e de Esporte e Lazer (Sespor).
"Tudo começa em momentos como esse. Onde vocês poderiam estar em qualquer outro lugar, em qualquer outro rolê, e de repente estão aqui e descobrem que vocês têm voz, direito de se posicionar e que tem alguém para ouvir. Nós estamos aqui para aprender com vocês. O que querem e pensam para a Cidade? Quem ouve mais, erra menos." disse Kayo Amado, prefeito de São Vicente.
Em seguida, a programação contou com a apresentação do Grupo de Dança Zulmira, composto por alunos da escola estadual Zulmira de Almeida Lambert e um rap do artista Brunão Ment'Sagaz.
O evento simbolizou um momento importante no avanço, não somente da construção das políticas públicas, mas, principalmente, no incentivo ao protagonismo juvenil de pluralidade e diversidade de ideias, como afirma a presidente do Conselho da Juventude, Paloma Melo. "Para essa conferência, nós pensamos justamente nessa diversidade e pluralidade da juventude. Tudo o que aconteceu hoje no evento foi uma representação daquilo que a gente vem dialogando, sobre o lugar de fala, no sentido real. Que eles possam falar sobre eles mesmos e que sejam protagonistas."
Com o tema proposto pela Secretaria Nacional da Juventude, durante a realização da conferência foram formados grupos de trabalho para discutir os eixos do Estatuto da Juventude e sobre a construção do Sistema Nacional da Juventude, dentre eles: Do Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Do Direito à Educação; Do Direito à Diversidade e à Igualdade; Do Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão, entre outros.
Uma das principais atrações do encontro foi o rapper vicentino ativista da juventude, Brunão Ment'Sagaz, que instigou a animação da galera com sua música. O tema da letra que levou à reflexão não poderia ser outro: "Imagine a educação salvando do crime!".
Brunão entrou no hip-hop pela causa social, com o objetivo de levar aos jovens e adolescentes letras motivacionais e positivas. "É muito importante encontros como esse, para que nossos jovens possam trocar conhecimento. É a partir dessas conexões que começam as correntes solidárias e projetos sociais que impactam diretamente nas comunidades. A Juventude tem um papel muito importante nessa transformação social que tanto almejamos."
O jovem Jean Lucas, de 17 anos, do Instituto Adesaf sonha em seguir a carreira militar e participou pela primeira vez da Conferência da Juventude. Ele não escondeu sua empolgação com o propósito do evento, com a construção das políticas públicas e, principalmente, com o incentivo ao protagonismo juvenil. "Estou muito empolgado para discutir as ideias com a galera. Nós jovens somos o futuro, se a gente não acordar pra vida, vamos deixar que outras pessoas tomem o nosso lugar e o nosso direito. Temos que nos interessar pelas coisas. É o nosso futuro e o presente." declarou.
Ao final do evento, as propostas dos grupos de trabalho foram votadas e enviadas para a Secretaria Nacional. Também foram eleitos quatro delegados(as) para participação na Conferência Estadual de Juventude.
"A conferência é um momento super importante para discutir as políticas públicas e o melhor disso é conduzir a juventude para falar sobre suas próprias demandas e ajudar a construir uma cidade melhor para eles." ressaltou Geovana Albuquerque, supervisora da Juventude de São Vicente.
Deixe a sua opinião
ver todos