Quinta, 04 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,31

EuroR$ 6,18

Santos

23ºC

SANTOS

Projeto reconhece melhores desenhos e textos de alunos da rede municipal de Santos

Neste ano, 465 jovens de 32 escolas participaram.

Da Redação

03/12/2025 - quarta às 17h00

Com o tema "Ancestralidade: Caminho para a identidade", reflexão sobre as raízes, memórias e valores que nos constituem como indivíduos e sociedade, o Projeto Semeando Escritores e Artistas, Revelando Talentos (Seart) encerrou sua 17ª edição inspirando alunos da rede municipal a apresentarem produções textuais e artísticas.

 

Foram premiados 30 alunos do 5º ao 9º ano, selecionados por comissão julgadora formada por técnicos da Secretaria da Educação (Seduc). Quinze deles apresentaram desenhos e os outros 15, textos. As produções foram reunidas em um livro. Confira os vencedores em https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/projeto-reconhece-melhores-desenhos-e-textos-de-alunos-da-rede-municipal-de-santos

 

Na noite de quinta-feira (27), foi realizada a cerimônia de premiação, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos. Para a secretária de Educação e vice-prefeita Audrey Kleys, cada trabalho apresentado reafirma que a educação vai além do ensino formal: desperta talentos, constrói pertencimento e fortalece a identidade cultural dos alunos.

 

"Oportunizar, por meio da arte e da literatura, que nossos alunos expressem suas identidades, reflexões e criatividade é um dos principais compromissos da Secretaria de Educação. Concluímos esta edição com a certeza de que o Seart segue cumprindo seu papel de revelar novas vozes, incentivar a produção artística e literária e contribuir para que nossos estudantes sejam sujeitos críticos, criativos e conscientes de sua história e de seu papel no mundo".

 


De acordo com presidente do Rotary Club de Santos, parceiro da Seduc na iniciativa, Marcelo Antunes, a instituição tem orgulho de realizar iniciativas como esta, que unem voluntariado, educação e arte para transformar vidas. "A arte tem o poder de abrir caminhos e revelar talentos que muitas vezes estão apenas esperando uma chance de florescer. Cada página deste livro é um reflexo de sonhos, dedicação e esperança. Que ele inspire outros jovens a acreditarem no seu potencial e mostre que, com apoio e incentivo, todos podemos ir além".

 

CRIATIVIDADE E TALENTO  
O grande engajamento dos professores e estudantes demonstra a força da iniciativa, que se consolida como espaço de valorização da sensibilidade, do pensamento crítico e da expressão cultural. "A cada ano temos mais orgulho dos trabalhos. O resultado final é a prova de que temos alunos criativos e talentosos. É por isso que continuamos incentivando e apoiando a iniciativa", disse a articuladora do projeto pela Seduc, Daniela Costa Parada Sampaio.

 

Maria Heloísa Brito Carvalho, 12, do 7° ano da UME Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó), foi uma das premiadas na categoria produção textual. "Recebemos algumas manchetes e escolhi uma para escrever meu texto. É o terceiro ano fazendo a mesma prova, sempre na língua portuguesa, e agora eu ganhei!".

 

Já Laura Miyashiro, 13, do 7° ano da UME Edméa Ladevig (Gonzaga), participou pela primeira vez, na categoria produção artística. Ela criou um desenho baseado num poema sobre ancestralidade. "Fiz algo básico. Não coloquei tudo que o poema falava na folha, destaquei algumas partes mais importantes. Acho que fiz algo simples, mas com muito significado".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BERTIOGA

Bertioga abre temporada com festival Sabores do Verão a partir de 26 de dezembro

MONGAGUÁ

Programação de aniversário de Mongaguá recebe Projeto "Caixola Recicla"

GUARUJÁ

Marcha para Jesus espera reunir 10 mil pessoas neste sábado (6) em Guarujá

2
Entre em nosso grupo