Quarta, 08 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,36

EuroR$ 6,22

Santos

16ºC

PREVENÇÃO

Projeto 'Raio Rosa' oferece diagnóstico e tratamento mais ágil contra câncer de mama em São Vicente

Atendimento é direcionado a mulheres de 40 a 69 anos

Da Redação

08/10/2025 - quarta às 06h00

"A implementação do projeto 'Raio Rosa' é um passo fundamental na luta contra o câncer de mama em nossa Cidade" - Créditos

Acelerar o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. Esse é o objetivo principal do projeto 'Raio Rosa', implementado em São Vicente em 2022, que, desde então, atende as munícipes para ampliar as chances de cura. A iniciativa é direcionada a mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), concentra a maior taxa de casos, com 41%.

O 'Raio Rosa' atende em três frentes. A primeira é o WhatsApp da mamografia (13) 3569-4940, no qual as residentes de São Vicente podem agendar a realização de mamografias sem a necessidade de pedido médico, como consta na Sociedade Brasileira de Mastologia. Esse acesso facilitado é fundamental para um diagnóstico rápido, pois quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura.

A segunda é a realização da mamografia. Os procedimentos são executados no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), localizado na Rua Costa Rego s/nº (esquina com a Rua Minas Gerais nº 19) - Vila São Jorge. Caso o exame apresente resultados suspeitos, as pacientes são rapidamente convocadas para ultrassonografias ou cirurgias, especialmente quando as lesões envolvem calcificações. E mais: durante a ultrassonografia, as pacientes com lesões suspeitas são submetidas a biópsia com anestesia local, permitindo que o diagnóstico saia em até 15 dias.

Uma vez que os resultados chegam à Prefeitura, se houver confirmação de câncer, as pacientes são imediatamente inseridas na rede de tratamento oncológico do estado, a Rede Hebe Camargo, fechando a terceira frente. Esse fluxo rápido não só diminui o tempo de espera para o tratamento, mas também aumenta as chances de cura.

Nos últimos 12 meses, mais de 40 pacientes já foram diagnosticadas precocemente através do projeto, contribuindo para a luta do câncer de mama no Município.

 Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres tenham acesso rápido e eficiente ao diagnóstico e ao tratamento. A agilidade desse processo aumenta as chances de cura significativamente", destacou a secretária da Saúde, Michelle Santos.

-- Seicom

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SESC SENAT

Secretaria de Emprego de São Vicente oferece 60 vagas para cursos gratuitos

DEFESA CÍVIL

Mongaguá aprimora ações preventivas em Oficina Estadual de proteção civil

VILA CRIATIVA

Santos vai ganhar 11ª Vila Criativa em espaço na Ponta da Praia

2
Entre em nosso grupo