PROJETO SOCIAL
O curso é gratuito e tem duração de cinco meses. As aulas on-line e presenciais são ministradas por profissionais renomados das áreas de hotelaria, cruzeiros marítimos, gastronomia e turismo.
da redação
27/01/2026 - terça às 09h52
Mais 115 alunos do Projeto Social Tripulantes do Cenep se formaram, nesta quarta-feira (21), no Teatro Guarany, em Santos, e estão prontos para trabalhar em navios de cruzeiros, hotéis, bares e restaurantes no Brasil e no exterior.
A metodologia de ensino já impactou mais de 35 mil pessoas no País. O curso é gratuito e tem duração de cinco meses. As aulas on-line e presenciais são ministradas por profissionais renomados das áreas de hotelaria, cruzeiros marítimos, gastronomia e turismo.
Além da formação técnica, os participantes receberam acompanhamento contínuo de equipes de psicologia e assistência social, garantindo não apenas qualificação profissional, mas também suporte emocional e orientação social.
INCLUSÃO
O processo seletivo priorizou o ingresso de pessoas negras, LGBTQIAPN+, transexuais e travestis, descendentes de povos originários, mães solo, refugiados, imigrantes e jovens que vivenciaram acolhimento institucional.
A iniciativa é fruto da parceria entre Prefeitura, Autoridade Portuária de Santos (APS), Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep) e Deck4 Foundation. Apoio institucional: Coordenadoria de Políticas para a Infância e Juventude, ligada à Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).
O secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, classificou a iniciativa como transformadora. "Muda a realidade das pessoas. Conheço muita gente que teve a vida transformada por terem trabalhado embarcadas. O futuro de vocês começa agora".
PORTO-CIDADE
Na opinião do presidente da APS, Anderson Pomini, o projeto mostra ser possível integrar o porto às cidades, criando oportunidades. "O Porto não é feito apenas de guindastes, navios e contêineres. Ele é feito de gente."
De acordo com o presidente da Fundação Cenep, André Bonini, o impacto vai muito além da formação técnica. "Acreditamos não só na qualificação da gestão, mas principalmente no poder da educação para transformar pessoas, comunidades e a nação".
A Deck4 Foundation é responsável pela gestão pedagógica. O presidente da empresa, André Vieira, lembrou que a temporada brasileira de cruzeiros 2025/2026 prevê a contratação de aproximadamente 6,7 mil tripulantes, sendo que ao menos 25% dessas vagas precisam ser preenchidas por brasileiros. "Isso representa aproximadamente 1,7 mil oportunidades diretas. O projeto nasceu exatamente para preparar a população da Baixada Santista para ocupar esses espaços".
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa
Deixe a sua opinião
ver todos