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Projeto em biblioteca escolar de Cubatão conquista 2º lugar no Proler, prêmio de incentivo à le

Projeto 'Biblioteca + Viva' deu vida à biblioteca da unidade escolar: hoje são mais de 100 livros emprestados por dia

Da Redação

10/11/2025 - segunda às 08h21

O projeto Biblioteca + Viva, desenvolvido pela equipe do Setor de Biblioteca da Secretaria de Cultura na UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova, conquistou o segundo lugar no Prêmio Proler Unisanta 2025, na categoria Incentivo à Leitura. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (6), no campus da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.

 

A iniciativa, promovida pela Unisanta em parceria com o Ministério da Educação, reconhece ações que estimulam o hábito da leitura e a produção textual em escolas e instituições da Baixada Santista. O projeto de Cubatão obteve 19,2 pontos de um total de 20, ficando entre os mais bem avaliados desta edição e destacando o trabalho desenvolvido pela equipe escolar. 

 

Criado com o objetivo de revitalizar bibliotecas escolares e ressignificar o papel desses espaços, o Biblioteca + Viva transformou a biblioteca da UME Lorena em um ambiente de convivência, cultura e imaginação. A proposta nasceu no ramal instalado na própria unidade e envolve toda a comunidade escolar na construção de um espaço onde a leitura é vista como prazer e descoberta. É realizado por funcionários da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

 

Entre as ações desenvolvidas estão a contação de histórias, oficinas criativas, exposições artísticas, jogos lúdicos e eventos temáticos, além da reorganização do acervo por áreas de interesse das crianças e jovens. O projeto também promove inclusão e acessibilidade, oferecendo materiais adaptados para alunos com deficiência, como livros em braile, publicações sonoras e recursos táteis.

 

De acordo com os registros da escola, o número de empréstimos voluntários de livros cresceu expressivamente desde o início da iniciativa. A média, que era de apenas quatro empréstimos diários, ultrapassou 100 livros por dia, demonstrando o impacto positivo do projeto na formação de leitores e no fortalecimento do vínculo dos alunos com a literatura.

 

O projeto Biblioteca + Viva é realizado pelos funcionários Maria Franca e Marcelo Shimabuku. No dia a dia, transformaram o amor por histórias, livros e pelo lúdico em resultado positivo dentro da escola. "Esse Prêmio é motivo de orgulho para toda a equipe. Muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido pelo Proler, que valoriza o incentivo à leitura. Tivemos uma pontuação muito boa, isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar fortalecendo a biblioteca como um espaço vivo, de troca e de criação", destacou.

 

O secretário municipal de Cultura, Omar Bermedo Taucare, ressaltou a importância da conquista e o destaque de Cubatão entre os premiados. "É uma honra participar de um projeto que há mais de 30 anos é desenvolvido pela Unisanta em parceria com o Ministério da Cultura. Entre os premiados, fomos a única Secretaria de Cultura, todas as demais iniciativas estão ligadas à área da Educação. Isso reforça o compromisso da nossa equipe e a autonomia dos servidores da Secretaria, que desenvolvem ações culturais de qualidade voltadas não apenas para as bibliotecas, mas para toda a comunidade cubatense", afirmou.

 

Sobre o Proler – O Prêmio Proler Unisanta faz parte do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), iniciativa apoiada pelo Ministério da Educação que busca formar mediadores e valorizar a literatura como ferramenta de transformação social. Na Baixada Santista, o Proler-BS Unisanta reúne instituições públicas, privadas e comunitárias que desenvolvem ações voltadas ao estímulo da leitura e da escrita. O Troféu Proler reconhece anualmente projetos que contribuem para o fortalecimento do hábito da leitura e a ampliação do acesso à cultura na região. As categorias premiadas destacam iniciativas de escolas, bibliotecas, universidades e organizações sociais comprometidas em tornar o livro um instrumento de aprendizado, cidadania e inclusão.

 

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