MEIO AMBIENTE
Com triciclos adaptados, Ecotrikes recolheram mais de 5 toneladas de recicláveis em quatro meses
Da Redação
16/02/2026 - segunda às 10h01
Unindo mobilidade sustentável, educação ambiental e proteção ao litoral, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Cooperativa Tortugas Ambiental, está implementando no Município o projeto Ecotrikes. A iniciativa utiliza triciclos adaptados, equipados com gaiolas e bags para o armazenamento de resíduos recicláveis, que realizam a coleta tanto na faixa de areia quanto nas orlas das praias. Desde a implementação, em setembro, já foram recolhidas mais de cinco toneladas de materiais recicláveis.
O projeto tem como principal objetivo reduzir a presença de resíduos sólidos nas praias, impedir que materiais recicláveis cheguem ao mar e garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, fortalecendo a economia circular e a conscientização de banhistas, comerciantes e ambulantes.
As Ecotrikes circulam em rotas fixas, organizadas em dois turnos diários, sempre às sextas-feiras, finais de semana e feriados — períodos de maior fluxo de pessoas e de geração de resíduos nas praias.
A iniciativa atende as praias do Itararé, Gonzaguinha, Biquinha e Milionários, ampliando a presença da coleta seletiva nos principais pontos turísticos da Cidade.
Além da coleta contínua de plástico, vidro, papelão e latas diretamente na faixa de areia, as equipes realizam abordagens educativas junto ao público, orientando banhistas e trabalhadores sobre o descarte correto e a separação dos resíduos.
"A implementação das Ecotrikes representa evolução significativa para a nossa coleta seletiva. Não se trata apenas de recolhimento de materiais, mas de uma intervenção pela educação ambiental direta, oportunidade em que orientamos banhistas e comerciantes sobre responsabilidade compartilhada, além de garantir que mais de cinco toneladas de resíduos recicláveis tornem à cadeia produtiva, protegendo o ecossistema das praias do Itararé, Gonzaguinha, Biquinha e Milionários, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Flávia Ramacciotti"
Todo o material recolhido pelas Ecotrikes é destinado a uma cooperativa local, responsável pela triagem e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, assegurando que os recicláveis retornem à cadeia produtiva de forma correta.
Deixe a sua opinião
ver todos