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Projeto do Corredor Porto-Indústria será apresentado para o Conselho da Autoridade Portuária

De acordo com projeto, o Corredor Porto-Indústria seria a continuidade da já anunciada terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. Com duas faixas de rolamento, acostamento, em um percurso de 10 minutos. A via teria capacidade para circulação de até 20 mil

Da Redação

18/10/2025 - sábado às 09h00

Atualmente, pelo trajeto utilizado, os caminhões percorrem 18 km em 30 minutos. - Divulgação

Apontado pela Administração Municipal de Cubatão como solução para os constantes engarrafamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o projeto do Corredor Porto-Indústria (COPI) será apresentado na próxima reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), que acontece na terça-feira (21), na sede da APS.

 

Como o nome diz, o Copi consiste em uma via expressa de 13,5 km ligando o Polo Industrial de Cubatão ao Porto de Santos, com início na região do Sítio dos Areais, desembocando na Alemoa, já no cais santista.

 

De acordo com projeto, o Corredor Porto-Indústria seria a continuidade da já anunciada terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. Com duas faixas de rolamento, acostamento, em um percurso de 10 minutos. A via teria capacidade para circulação de até 20 mil veículos por dia. Atualmente, pelo trajeto utilizado, os caminhões percorrem 18 km em 30 minutos.

 

"Se nada for feito, a terceira pista da Imigrantes já nascerá praticamente morta porque os gargalos das rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni continuarão os mesmos. É uma conta fácil. Com mais uma pista ligando o planalto à Baixada Santista, mais veículos, especialmente caminhões, farão este trajeto. Se as rodovias locais continuarem como estão, os engarrafamentos só tendem a piorar", argumenta o prefeito César Nascimento.

 

De acordo com o chefe do Executivo cubatense, os números justificam a necessidade urgente de tirar do papel o projeto do COPI: "Atualmente passam por Cubatão 12 mil caminhões com destino ao Porto de Santos e esse número tende a crescer muito nos próximos anos", alerta. É estimado um salto no tráfego de caminhões no Sistema Anchieta Imigrantes com a implantação da nova terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, somada à operação do futuro megaterminal de contêineres (STS10), tem o potencial de elevar o número diário de caminhões para 29,4 mil, um aumento de até 145% em relação ao volume atual.

 

Cadeira no CAP – A apresentação do projeto será a primeira participação do município de Cubatão com representação oficial no Conselho da Autoridade Portuária. No início do ano, após negociações com o prefeito César Nascimento, APS concedeu assento permanente para a Cidade. "Cubatão tem uma relação histórica com o Porto de Santos e todo o desenvolvimento do Estado de São Paulo. O que acontece aqui afeta Santos, sem contar que também temos porto em nossa Cidade. Nada mais justo termos um representante permanente no Conselho da Autoridade Portuária", conclui o prefeito.

 


 

 Secom Cubatão/Thiago Macedo-GP

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