Terça, 21 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,39

EuroR$ 6,25

Santos

19ºC

BICHOS

Programas habitacionais de Cubatão garantem inclusão e bem-estar de animais de estimação

Prefeitura realiza cadastro, microchipagem de cães e gatos, vacinação, castração e vermifugação

Da Redação

21/10/2025 - terça às 15h00

Para assegurar o bem-estar dos animais de estimação e a permanência deles com os tutores, durante a remoção de famílias que participam de programas habitacionais, a Prefeitura de Cubatão desenvolve uma série de ações. O trabalho é uma parceria entre as secretarias de Habitação (Sehab), Saúde (SMS) via Serviço de Zoonoses e Meio Ambiente, Mudança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem).

 

Durante todos os processos para um novo lar, todos animais identificados junto às famílias são cadastrados e recebem microchip. Além disso, o Serviço de Controle de Zoonoses aplica vacina contra raiva e vermífugo.  "Nós entendemos que hoje os animais são como parte da família. E o bem-estar deles é uma de nossas prioridades. Isso garante não apenas a integridade dos pets, mas também a tranquilidade de seus tutores, assegurando que esses laços afetivos não sejam rompidos em um momento de transição tão importante", declara a diretora do Departamento de Desenvolvimento Comunitário, Lucimeire Mendonça.

 

A demanda também influencia o desenho dos atuais projetos. O Cubatão W/Z, no Jardim São Francisco, por exemplo, vai receber as famílias da Mantiqueira e conta com varanda nos apartamentos, além de áreas comuns que incluem espaço pet. A iniciativa prevê ainda o transporte dos animais no contrato de mudança, desmistificando a ideia de que os moradores devem deixar para trás seus animais. De acordo com os dados da Sehab, foram cadastrados 28 cachorros, 29 gatos e identificados também três pássaros.

 

Na próxima terça-feira (14), a Prefeitura promove no núcleo Mantiqueira ação de posse responsável, a partir das 10h, com vacinação, castração, vermifugação, microchipagem e cadastro no SinPatinhas. A plataforma é o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, do Governo Federal, que utiliza o número do chip para registrar os dados do animal, coibindo casos de abandono e facilitando a identificação em caso de perda.

 

Vale destacar também que a Semam já promoveu palestras com os moradores da Mantiqueira sobre guarda responsável e como tratar os pets no novo ambiente. Segundo a Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam, a Prefeitura e a Polícia Ambiental estão em tratativas para intensificar a fiscalização e o combate aos crimes de maus-tratos.

 

Lucimeire explica que a CDHU ainda realiza orientações com os moradores, após a mudança, para o bom convívio entre vizinhos e para garantir o cuidado com os animais. "Essa preocupação demonstra também um compromisso contínuo com a posse responsável e a prevenção do abandono, promovendo uma comunidade mais consciente e humanizada", frisa.

Esse projeto começou em 2019 com os moradores da Vila Noel. O objetivo principal foi orientar sobre a posse responsável, promovendo o bem-estar animal e contribuindo para a redução dos casos de abandono. Ao todo, foram cadastrados 124 animais, sendo 69 cães e 55 gatos. Eles também foram vacinados e receberam microchip.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EM SANTOS

Assinado contrato para construir nova estação elevatória contra as enchentes da Zona Noroeste

PETS

Santos inicia campanha de vacinação para cães

TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus municipais de São Vicente farão integração com VLT a partir de 2 de novembro

2
Entre em nosso grupo