Sexta, 18 de Julho de 2025

DólarR$ 5,57

EuroR$ 6,47

Santos

21ºC

OPORTUNIDADES

Procura recorde por cursos portuários dobra o número de vagas disponíveis para Guarujá

O grande interesse despertado nos guarujaenses proporcionou o aumento do número de vagas pelo Governo do Estado, que dobraram de 90 para 180

Da Redação

18/07/2025 - sexta às 09h49

Devido aos esforços da Prefeitura de Guarujá e a alta demanda de inscritos para os três cursos da área portuária disponibilizados pelo Sest Senat, o Governo do Estado anunciou o aumento da quantidade de turmas para a Cidade. O Município ficou entre os primeiros do Estado que demonstraram maior interesse, recebendo mais de 875 inscrições. Assim, as capacitações para Operador de Empilhadeira, Logística e Auxiliar Administrativo passaram de 90 para 180 vagas.

 

O período de matrículas das novas turmas começa a partir de 28 de julho. O interessado pode realizar o processo presencialmente no Centro de Cidadania, localizado no Poupatempo (Avenida Santos Dumont, 1586 – Pae Cará), e virtualmente pelo portal Qualifica SP (www.qualificasp.sp.gov.br).

 

As qualificações de Auxiliar Administrativo e Logística na Cidade foram recordistas de cadastros, ficando em primeiro lugar em nível estadual, enquanto o de Operador de Empilhadeira terminou em terceiro. Aos já aprovados, a convocação está sendo realizada por e-mail. A partir disso, o aluno deve se matricular na unidade do Sest Senat (Avenida Vereador Lydio Martins Corrêa, 1600 – Vila Zilda). As aulas começam na próxima segunda-feira (21).

 

Estas oportunidades fazem parte do programa Qualifica SP, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, e oferece capacitações a quem deseja ingressar ou se requalificar no mercado de trabalho, de acordo com as maiores necessidades do município. Todos os cursos entregam certificados de conclusão, baseados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

 

Prefeitura encaminha demandas ao Governo do Estado

No Município, a iniciativa estadual acontece por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep). Novas obras e demandas portuárias e retroportuárias aumentaram o carecimento de profissionais qualificados e locais. Portanto, a Prefeitura encaminha as necessidades municipais à esfera estadual, que retornam com a abertura de novas turmas.

 

A titular da Sedep, Thaís Margarido, destaca o empenho da gestão na promoção de ensino de qualidade e que alçam ao mercado de trabalho. "Atualmente, há necessidade de excelência nos setores profissionais, já que os rumos tomados pela Cidade resultam no crescimento dos empregos voltados ao Porto. O oferecimento destas capacitações é reflexo do cuidado que temos com os munícipes", analisa.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BICHOS

Prefeitura de Mongaguá realiza ação gratuita de castração de animais e prevê novos mutirões

EVENTO

Festa da Tainha de Guarujá termina neste domingo (20)

SAÚDE

São Vicente amplia atendimento e oferece tratamento contra tuberculose em todas as unidades de saúde

2
Entre em nosso grupo