Domingo, 11 de Maio de 2025

DólarR$ 5,64

EuroR$ 6,36

Santos

19ºC

BLACK FRIDAY

Procon-Santos orienta consumidores na semana da 'Black Friday'

Desconfiar de empresas que só aceitam Pix, boletos bancários ou transferências como forma de pagamento é outro alerta do órgão de proteção ao consumidor. Também deve-se ter cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail

Da Prefeitura de Santos

21/11/2023 - terça às 10h43

A ideia é fazer com que o consumidor compare com os preços praticados há um mês com os da 'Black Friday' e veja se realmente há um desconto nas vendas - Foto: PMS

A tentação aparece por todos os lados: nas vitrines das lojas, nas propagandas veiculadas em TV, rádio e internet e nas redes sociais. A semana da ‘Black Friday’, onde as empresas e comércio anunciam produtos em promoção, mexe com a cabeça e o bolso dos consumidores. Mas para não cair em armadilhas, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Santos, o Procon-Santos, fez uma pesquisa com produtos de redes varejistas mostrando o preço de vários deles no dia 27 de outubro deste ano.

A ideia é fazer com que o consumidor compare com os preços praticados há um mês com os da ‘Black Friday’ e veja se realmente há um desconto nas vendas. A lista se encontra neste link https://x.gd/1ypMJ.

Além da lista com os preços, o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira, faz algumas recomendações para este período, como evitar compras por impulso. “Verificar sempre o planejamento familiar é importante para que não haja arrependimento”. Nas compras on-line, deve-se verificar se a empresa e o site são confiáveis. “O site deve apresentar em local de destaque os seus dados, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome da empresa”.

Desconfiar de empresas que só aceitam Pix, boletos bancários ou transferências como forma de pagamento é outro alerta do órgão de proteção ao consumidor. Também deve-se ter cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou pelas redes sociais, além de consultar sempre a página oficial da empresa.

Entre outros cuidados a serem tomados na hora compra estão manter programas de antivírus atualizados, proteger seus dados, imprimir ou salvar documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido, se informar sobre a política de trocas da empresa e,antes de finalizar a compra, observar o valor do frete e o prazo de entrega, confirmando o preço informado no carrinho virtual.

“Nas compras feitas a distância, por telefone ou internet, o consumidor pode desistir no prazo de 7 dias, a contar da data da entrega do produto, com a devolução da quantia paga”, destaca o diretor do Procon-Santos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

6ª CãoMinhada Solidária de Guarujá acontece dia 25, na Praia do Tombo

OPORTUNIDADES

São Vicente tem vagas gratuitas para capacitação de Operador de Caixa com Inclusão Digital

OPORTUNIDADES

Curso gratuito sobre presença digital para MEIs será realizado em Bertioga

2
Entre em nosso grupo