Sexta, 09 de Maio de 2025

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,35

Santos

22ºC

INFORMAÇÃO

Procon de Bertioga oferece dicas na hora da compra para a Ceia de Natal

O Órgão Municipal de Defesa do Consumidor está disponível para comerciantes e consumidores pelos telefones (13) 3319-9705 ou (13) 3319-9708 (WhatsApp), ou pelo e-mail: [email protected]

da Prefeitura de Bertioga

17/12/2023 - domingo às 00h01

O objetivo desta iniciativa é auxiliar os consumidores sem cair em falsos descontos, nem em atrativos que proporcionem comprar por impulso - Procon/PMB

O Procon Bertioga, órgão municipal de defesa do consumidor, informa algumas orientações aos consumidores para fazerem compras para a tradicional ceia de Natal. 

O objetivo desta iniciativa é auxiliar os consumidores sem cair em falsos descontos, nem em atrativos que proporcionem comprar por impulso. 

Segundo o Procon Bertioga, pesquise os preços dos produtos levando em conta a oferta, a quantidade, a qualidade e sua preferência. 

As promoções divulgadas pelos estabelecimentos comerciais devem ser cumpridas, por isso é aconselhável guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas. 

Ao passar os produtos pelo caixa, é indicado observar os valores registrados, havendo diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor. 

Se o produto estiver vencido, não compre; reclame e denuncie o estabelecimento comercial. 

No caso de produtos vendidos a granel, é dever de o comerciante prestar informações quanto à origem do produto e validade. 

A embalagem deve conter informações claras e em português sobre o peso, medida, data de validade, ingredientes, características nutricionais, bem como, o nome, endereço e CNPJ do fabricante ou importador. Isto também é aplicado aos produtos importados. 

Os produtos industrializados devem apresentar o registro de inspeção no órgão competente, que garante sua procedência e qualidade. 

Todo estabelecimento deve emitir nota fiscal. Exija a emissão na hora da compra. Ela é um documento fundamental para formalizar eventuais reclamações. Se quiser, peça a Nota Fiscal Paulista. 

Para os alimentos e bebidas que apresentarem algum problema, o fornecedor deverá substituir o produto, devolver o valor pago ou, ainda, conceder um abatimento no preço, podendo o consumidor escolher uma dessas opções. Para tanto, o prazo para reclamar é de 30 (trinta) dias, após a compra. 

Ao constatar irregularidades, procure solucioná-las com a gerência do estabelecimento ou com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante. Caso não tenha sucesso, procure um órgão de defesa do consumidor de sua cidade. 

Serviço

O Órgão Municipal de Defesa do Consumidor está disponível para comerciantes e consumidores pelos telefones (13) 3319-9705 ou (13) 3319-9708 (WhatsApp), ou pelo e-mail: [email protected].

Os canais estão disponíveis para orientações, informações, reclamações e denúncias. Para baixar o Código de Defesa do Consumidor, acesse: www.procon.sp.gov.br

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RECEITA FEDERAL

Receita Federal em Santos apreende mais de 800 kg de cocaína

OPORTUNIDADES

Grupo Pereira promove duas semanas de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

RELIGIOSIDADE

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ficará até o final do mês no Guarujá

2
Entre em nosso grupo