EMPREGOS
Mutirão realizado nesta semana promove inclusão no mercado e qualificação de trabalhadores locais
Da Redação
26/07/2025 - sábado às 09h28
Em meio a um verdadeiro 'boom' de vagas de emprego, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), em parceria com a empresa GranServices, promoveu mais uma importante iniciativa voltada à geração de empregos e ao fortalecimento da economia local. Entre os dias 23 e 24 de julho, foram recebidos, no CAM 1, 115 candidatos para a realização de entrevistas em mutirão de vagas de emprego na área portuária, reunindo oportunidades que podem transformar a realidade profissional de muitos vicentinos.
Os interessados candidataram-se às vagas de Montador de Andaime, Pintor e Caldeireiro (chapas de ferro e aço). Vale ressaltar que as oportunidades foram abertas ao público de 30 a 50 anos, perfil que, muitas vezes, enfrenta mais dificuldades para conseguir espaço no mercado de trabalho, mas que carrega consigo experiência, maturidade e comprometimento, qualidades altamente valorizadas pelas empresas parceiras.
A ação contou com o apoio da Administração Municipal na captação das vagas e na intermediação entre empresas contratantes e candidatos. Durante a semana, o PAT recebeu currículos e inscrições dos interessados. Já nos dias do mutirão, os inscritos participaram de entrevistas presenciais e experiências voltadas à capacitação e orientação para o mercado de trabalho.
O encaminhamento feito pelo PAT foi essencial para viabilizar a participação dos candidatos no processo seletivo. No CAM 1, a empresa parceira realizou palestras explicativas, nas quais apresentou a rotina de trabalho, os benefícios oferecidos, o regime de escala (com 14 dias embarcado e 14 dias de folga), além de esclarecer dúvidas sobre salário, transporte, hospedagem e demais condições.
A analista de Recursos Humanos da GranServices, Mayara Balagna, responsável por uma das palestras, destacou a importância da ação conjunta com a Prefeitura:
"Estamos no processo seletivo aqui em São Vicente, onde está alocada a nossa base da GranServices. Entramos em contato com a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, que nos deu todo o suporte para realizarmos o processo. Essa parceria foi muito eficaz para nós, porque conseguimos atrair candidatos para todas as etapas. Hoje estamos aqui realizando esse procedimento com os candidatos e esperamos ter um bom resultado".
Após as instruções, os candidatos realizaram uma prova e passaram por entrevistas. O resultado da seleção será divulgado na próxima semana. O candidato à vaga de Montador de Andaime, José Onofre, de 52 anos, comentou suas expectativas:
"É uma oportunidade muito boa, ainda mais para quem já está com uma certa idade. Quando aparece uma chance dessas, tem que agarrar. Eu não quero ficar parado, quero mostrar meu trabalho. Sou eletricista e quero produzir bastante, ajudar a empresa a crescer. Estou com uma expectativa muito boa, graças a Deus".
O secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Rafael Pereira, também ressaltou a importância da ação para a Cidade: "A empregabilidade é um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico de São Vicente. Investir na capacitação da população, promover oportunidades e aproximar os trabalhadores do mercado formal é um compromisso da nossa gestão. Cada vaga preenchida representa mais dignidade, mais renda e mais esperança para as famílias vicentinas. Seguiremos trabalhando para ampliar o acesso ao emprego e fortalecer a economia local com ações concretas e inclusivas".
Inserção na Poligonal do Porto - Esse fenômeno de vagas no setor portuário está atrelado à movimentação das empresas interessadas em investir em São Vicente, devido ao processo de inserção do Município na Poligonal do Porto de Santos. Em tratativas com o Ministério dos Portos e Aeroportos, a Cidade apresentou três regiões da Área Continental aptas para esses investimentos, nos bairros Humaitá, Vale Novo e 'Bairro A'. O projeto segue sob análise do Governo Federal.
A ação do PAT em parceria com a GranServices, portanto, se alinha a essa estratégia de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva.
Deixe a sua opinião
ver todos