Terça, 09 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,42

EuroR$ 6,37

Santos

26ºC

SEGURANÇA PÚBLICA

Prefeitura de Praia Grande/SP busca junto à Secretaria de Segurança ampliação do Muralha Paulista

Reabertura do IML e ampliação do tempo da operação guarda-vidas também foram temas tratados

da Redação

12/07/2025 - sábado às 08h02

A Prefeitura de Praia Grande tem o compromisso de ampliar e melhorar  as ações de segurança pública e os indicadores da Cidade. Sobre isso,  o prefeito Alberto Mourão e o secretário Municipal de Segurança,  Maurício Vieira Izumi, estiveram na Secretaria de Assuntos de  Segurança Pública do Estado, com o secretário Guilherme Derrite, na  tarde de terça-feira (8), para pleitear algumas necessidades da  Cidade. O principal assunto tratado foi a ampliação do Programa  Muralha Paulista, com a integração de novas câmeras ao sistema estadual.
 

Praia Grande foi uma das primeiras cidades a integrar suas câmeras de  segurança ao Muralha Paulista, permitindo o acesso a dados estaduais e  o monitoramento em tempo real. O Muralha Paulista é um projeto de  segurança pública que integra câmeras de monitoramento da cidade com  um sistema estadual, utilizando reconhecimento facial e outras  tecnologias para combater a criminalidade. A iniciativa visa otimizar  o combate à criminalidade, conectando câmeras locais a bancos de dados  estaduais, incluindo informações sobre mandados de prisão, veículos  roubados e até pessoas desaparecidas.
 

Atualmente, a Cidade conta com 50 câmeras integradas, mas muitas  outras já estão disponibilizadas, aguardando integração. Quando o  assunto é monitoramento, Praia Grande possui mais de 3.400 câmeras  instaladas em diversos pontos da cidade, incluindo ruas, avenidas,  unidades de saúde e escolas. Dessas, 61 câmeras são de leitura de  placas (OCR) e 547 câmeras com transmissão ao vivo.
 

Para o prefeito Alberto Mourão, a intenção da Cidade é utilizar a  estrutura já instalada para integrar ao sistema estadual. “Nosso  objetivo é integrar novas câmeras da cidade ao sistema e cada vez mais  monitorar e colaborar com a busca e localização de procurados pela  polícia. É nossa colaboração e busca por melhores indicadores de  segurança pública”, afirmou.
 

Outro tema abordado na reunião foi a necessidade de ampliação do  programa de guarda-vidas para o trabalho de salvamento marítimo,  especialmente na temporada de verão. Além da necessidade de mais salva  vidas, o prefeito argumentou a necessidade de ampliar o período de  contratação desses temporários para 6 meses. O secretário do Estado se  comprometeu a tratar desse assunto com o Corpo de Bombeiros,  verificando a possibilidade dessa ampliação.
 

A reabertura do IML também foi abordada. O prefeito destacou:  “Tratamos da reabertura do IML de Praia Grande. A previsão é que o  espaço volte a funcionar em agosto, já com a realização de exames de  corpo de delito, para facilitar o trabalho da polícia e do  judiciário”, mencionou.
 

O secretário de Segurança Municipal, Maurício Vieira Izumi, destacou a  questão do acesso ao banco de dados estadual sobre o registro de  ocorrências. “Fomos muito bem atendidos pelo secretário Derrite. Ele  recebeu as nossas demandas e entendeu a importância de a Cidade  conseguir acessar o banco de dados da secretaria para fazer o  planejamento de segurança municipal. Ficou de verificar a parte legal  desse tramite de autorização. Com certeza, obtendo isso, o  planejamento municipal vai ser muito melhor direcionado para aqueles  indicadores que a gente consegue combater”.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Cubatão abre consulta pública sobre revisão do Plano de Resíduos Sólidos nesta terça (9)

SEGURANÇA

GCM de Mongaguá realiza apreensão de drogas em fiscalização de adega

GESTÃO E PARTICIPAÇÃO

Câmara de Mongaguá convida população para participar da elaboração do PPA 2026-2029

2
Entre em nosso grupo