Quarta, 11 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

OPORTUNIDADES

Prefeitura de Praia Grande/SP abre inscrições para licenças temporárias de ambulantes

Prazo de inscrição vai de 17 a 23 de dezembro no site da Prefeitura e  benefício é exclusivo a moradores da cidade

Da Redação

17/12/2025 - quarta às 11h19

Estão abertas as inscrições para os munícipes interessados em exercer  a atividade temporária de ambulante na Cidade. O Programa de  Autorização Especial (PAE) disponibiliza mil autorizações de  ambulante, sendo 500 para a atividade na praia e 500 nos logradouros  públicos. As inscrições ocorrem a partir desta quarta-feira (17) e  seguem até a próxima terça-feira (23), exclusivamente no site da  Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br).
 

Para se inscrever, basta acessar o site www.praiagrande.sp.gov.br e  clicar no formulário digital “Programa de Autorização especial (PAE)  para ambulantes temporários”. É necessário criar login único (cadastro  no site) e anexar a documentação prevista. Ao final do processo de  inscrição, será gerado protocolo e as autorizações serão concedidas  conforme disponibilidade por tipo de atividade e localidade, nos  termos da Lei Complementar 1045/2025.
 

Poderão concorrer as autorizações temporárias, cidadãos que cumpram os  seguintes requisitos: ser morador de Praia Grande com comprovação;  declaração, sob as penas da lei, de inexistência de antecedentes  criminais; e declaração de que não exerce outra atividade econômica  remunerada. Para ex-ambulantes ou ambulantes atualmente não  autorizados é necessário apresentar registro fotográfico da estrutura  utilizada, notas fiscais de mercadorias ou outros documentos que  comprovem a atividade. Para pessoas com deficiências (PCD), também é  necessário apresentar laudo médico.
 

De acordo com a Lei, nos logradouros públicos serão permitidas  licenças para os seguintes produtos: coco, suco de frutas,  refrigerante, água, doces em geral (embalados e lacrados), pipoca,  açaí, milho e derivados, artesanato e bijuteria, brinquedos infláveis  e pastel, lanches, salgados e refrigerantes. Na faixa de areia da  praia será permitida a comercialização de coco, suco de frutas,  refrigerante, água, doces em geral (embalados e lacrados), pipoca,  açaí, milho e derivados, artesanato e bijuteria, brinquedos infláveis,  lanches e salgados.
 

O prefeito Alberto Mourão destacou que “o objetivo do Programa de  Autorização Especial (PAE), que autoriza as licenças temporárias, é  fomentar a geração de renda, promover a formalização do trabalho  informal, incentivar e oportunizar o empreendedorismo e fortalecer a  economia em Praia Grande”.
 

O secretário de Finanças, Cristiano Mola, menciona que após o  deferimento da inscrição, os ambulantes receberão coletes e adesivos  para identificação e padronização do trabalho. Ele reforçou ainda que  é importante que todos os candidatos inscritos acompanhem através do  email informado no cadastro ou através do próprio sistema, possíveis  notificações e avisos da Secretaria de Finanças. “A Lei estipula o  prazo de 5 dias para o reenvio de informações incompletas, documentos  ou correções no cadastro. Então, em caso de divergência, a Sefin vai  notificar o inscrito no email ou através do sistema, e o munícipe terá  5 dias para responder. O prazo é previsto em lei, então caso o morador  não atenda, o mesmo será desclassificado”.
 

Requisitos - A classificação dos candidatos será feita com base em  pontuação cumulativa, conforme os seguintes critérios: cinco pontos  para ex-ambulantes ou ambulantes atualmente não autorizados, desde que  comprovado o exercício da atividade; três pontos para quem tem  inscrição no CadÚnico, com no mínimo 6 meses de vigência; dois pontos  para pessoas com deficiência (PCD), desde que a condição seja  devidamente comprovada por laudo médico e compatível com a atividade  pretendida; e um ponto para pessoas com idade igual ou superior a 60  anos. A análise dos documentos será realizada pela Secretaria  Municipal de Finanças, podendo ser solicitados complementações ou  diligências. Em caso de empate, prevalecerá o candidato de maior  idade, permanecendo a igualdade, o critério de desempate será o sorteio.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo