TRÂNSITO
O sucesso do estacionamento gratuito fez com que a Prefeitura mobilizasse as equipes de Planejamento e de Serviços Externos e organizasse um novo bolsão
Da Redação
05/01/2026 - segunda às 17h58
O funcionamento do Bolsão Municipal de Estacionamento Gratuito criado pela Prefeitura de Mongaguá no Centro da cidade foi marcado por intensa movimentação e aceitação majoritária de moradores, comerciantes e visitantes. São quase 200 vagas disponíveis numa área que compreende a Avenida Getúlio Vargas e o Rio Mongaguá, percorrendo a linha férrea desativada.
Para o gestor do Semutran (Serviço Municipal de Trânsito), Francisco Xavier, o bolsão procura não só disponibilizar vagas como organizar o uso dos espaços urbanos. "Essa área estava sem vida. Ganhou circulação de pessoas, o que favoreceu a segurança e o comércio, e gerou bem-estar a moradores e visitantes."
O gestor afirmou, contudo, que a fiscalização na área será ampliada para evitar que os carros sejam parados em frente à garagem das residências. "Episódios pontuais aconteceram e precisaram de nossa atuação. Trabalharemos ainda mais para evitar essas circunstâncias incômodas principalmente para os moradores."
Proprietário de um estabelecimento do ramo de produtos alimentícios na Praça Jacob Koukdjian, Joane Pereira Amancio afirmou que o bolsão foi uma ótima ideia e agregou muito para as rotinas e atividades do comércio local e para a cidade. "Coibiu o estacionamento indevido e facilitou o dia a dia de todos nós, comerciantes, moradores e visitantes. Para nós, comerciantes, em especial, seguramente contribuirá para o aumento de clientes, já que aumentará significativamente o fluxo de pessoas aqui nas redondezas. Muito bom mesmo."
"Há anos frequento a cidade e sempre foi difícil estacionar aqui. Esse local é formidável, perto de tudo e ainda com segurança. Muito bem-organizado. A Prefeitura está de parabéns", comentou na sexta-feira (26/12) à noite o comerciante de Santo André, Nívio Antunes, que está em Mongaguá para curtir o Réveillon junto com a família de mais de 10 pessoas, que logo se utilizou de três vagas de estacionamento.
Na mesma linha, o morador do bairro Jussara, Augusto Pompeo, ressaltou que a cidade está cheia e as vagas de estacionamento são muito difíceis, sobretudo na região central, o que acaba desanimando a população local de frequentar o comércio da Avenida Marina ou mesmo curtir o baile de todo sábado à noite na Praça Jacob Koukdjian.
"Quando soube da criação desse local aqui (estacionamento), logo pensei: acabou o problema. E aproveitei para vir com a patroa dançar um pouco e comprar umas coisinhas para o final de semana", anotou Pompeu, que estava na região central no final da tarde de sábado (27/12).
MAIS VAGAS – O sucesso do estacionamento gratuito fez com que a Prefeitura mobilizasse as equipes de Planejamento e de Serviços Externos e organizasse um novo bolsão, que já entra em operação às vésperas da virada de ano. Serão aproximadamente mais 80 vagas disponíveis, no trecho que compreende a Rua Brasília Teixeira Seckler e o Rio Mongaguá. O local receberá fiscalização do Semutran.
"Culturalmente, nesta época do ano, pessoas aleatórias demarcam essa localidade e se aproveitam para criar vagas particulares, sem que a Prefeitura até aqui atuasse. O que queremos, portanto, é regularizar a utilização desta área pública pela Administração Municipal e oferecer vagas gratuitas e organizadas", enfatizou o subprefeito de Agenor de Campos, Marcelo Bucanas, que lidera os trabalhos de preparação da área.
Deixe a sua opinião
ver todos