Quarta, 14 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

TECNOLOGIA EM FAVOR DA POPULAÇÃO

Prefeitura de Mongaguá adere a sistema digital para agilizar comunicação com contribuintes

As plataformas digitais da municipalidade serão aprimoradas e as equipes responsáveis serão capacitadas para a efetiva implementação do serviço

Da Redação

23/09/2025 - terça às 18h00

Em mais um importante passo na inovação da gestão tributária, a Prefeitura de Mongaguá instituiu o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), canal digital oficial que funciona sob a égide operacional do banco de dados da Secretaria da Receita Federal, qualificando e agilizando a comunicação entre Poder Público e contribuinte. As plataformas digitais da municipalidade serão aprimoradas e as equipes responsáveis serão capacitadas para a efetiva implementação do serviço. 

 

O cadastro no DTE será obrigatório às pessoas jurídicas e facultativo às pessoas físicas. Ainda não há um prazo determinado para as adequações, que serão regulamentadas após o início das atividades a partir do site da Prefeitura. A ausência de consulta ao programa não isenta profissionais e empresas de prazos ou responsabilidades.

 

O DTE abrange atos administrativos relativos a tributos municipais, inclusive notificações, intimações, avisos e citações. As comunicações eletrônicas substituirão gradativamente o envio da correspondência em formato físico e têm validade legal como documentos originais, pois detêm autenticidade e a rastreabilidade.

 

Celeridade, confiabilidade, aumento na proteção de dados, solidez no processo de fiscalização e legalidade são outros aspectos provocados com a implementação do DTE e destacados pelo gestor de Arrecadação, Julio Arthur Fontes Neto. "A eficácia na interação com o contribuinte é premissa que buscamos materializar. Gera confiança e demonstra a preocupação da Administração com a coisa pública." 

 

Ainda segundo o gestor, a relação saudável entre municipalidade e contribuinte obedece aos princípios de eficiência e economicidade previstos na Constituição Federal. "Buscamos construir conjunturas favoráveis e seguras, estimulando a permanência das empresas e empreendedores existentes e fomentando a chegada ou abertura de novos estabelecimentos, culminando em mais empregos e no desenvolvimento econômico da cidade", finalizou.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PESQUISA BADRA 2025 - CUBATÃO

Entre o "bom governo" e o desafio do cotidiano, pesquisa Badra mostra avaliação da gestão de Cubatão

CAPACITAÇÃO

Curso gratuito de Cuidador de Idosos está com inscrições abertas em Mongaguá

EMPREENDEDORISMO

São Vicente comemora 494 anos com entregas na saúde e educação, Encenação e pacote de anúncios

2
Entre em nosso grupo