Segunda, 24 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,23

Santos

22ºC

REDE PÚBLICA

Prefeitura de Guarujá realiza avaliação odontológica em alunos do Ensino Fundamental

Aproximadamente 850 estudantes devem ser avaliados por odontólogos, que retornarão às escolas daqui a seis meses para reavaliação

Da Redação

24/11/2025 - segunda às 09h51

Em mais uma ação visando a saúde bucal, a Prefeitura de Guarujá iniciou um ciclo de avaliações odontológicas em sete escolas municipais, voltado aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa teve início no fim de outubro e, nesta primeira fase, acontece até o próximo dia 19. O trabalho é conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

 

Atualmente, está sendo feito um levantamento epidemiológico que avalia a condição clínica e a percepção das crianças sobre o tema, acompanhado de instruções e orientações sobre higiene e cuidados bucais. O trabalho é realizado nas escolas municipais Gladston Jafet, Almeida Junior, Jacirema dos Santos Fontes, Afonso Nunes, Ary Silva Souza, Napoleão Laureano e Giusfredo Santini. Alunos de unidades estaduais passarão a ser avaliados no primeiro semestre de 2026.

 

O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade de Santo Amaro (Unisa) e acompanhado pela coordenação de Saúde Bucal da Sesau. A iniciativa tem dois objetivos principais: reunir dados reais sobre a situação da saúde bucal no Município, a fim de subsidiar futuras políticas públicas na área, e orientar a população desde cedo, prevenindo o surgimento de doenças bucais que podem ser evitadas com educação e acompanhamento contínuo.

 

Além disso, eventuais situações de urgência identificadas durante as avaliações são encaminhadas para as unidades de saúde de referência, conforme o território de cada escola, garantindo o tratamento adequado e a continuidade do cuidado.

 

Retorno em seis meses

Os profissionais de odontologia retornarão às escolas daqui a seis meses para uma reavaliação de percepção em saúde bucal nos mesmos alunos, com aplicação de questionário especialmente voltado a crianças da faixa etária, que também já está sendo aplicado neste primeiro atendimento.

 

"Essa proposta vai nos proporcionar uma visão real das linhas de cuidado que devemos seguir com esta população, além de mensurar e aprimorar o nível de percepção das crianças sobre conhecimento e prevenção em saúde bucal", afirma o coordenador de Saúde Bucal de Guarujá, Álvaro Mendonça.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FESTEJOS

São Vicente sai na frente com decorações pela Cidade

IMPOSTOS E TAXAS

Solução digital oferece comodidade à população para pagamento de tributos de Mongaguá

SOCIAL

Fundo Social de Praia Grande/SP recebe doação de alimentos e tampinhas de grupo de empreendedoras

2
Entre em nosso grupo