Segunda, 12 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

35ºC

SAÚDE

Prefeitura de Cubatão faz alerta sobre vacinação antes de viagens internacionais

Ministério da Saúde alerta para surtos de sarampo em países muito visitados por brasileiros como Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Peru

Da Redação

12/01/2026 - segunda às 10h49

As férias chegaram e é época de viajar. Mas antes da viagem, é sempre bom cuidar dos preparativos: checar a bagagem, as condições de segurança do carro, o seguro de saúde para algum imprevisto, e também, conferir se as vacinas estão em dia. Esse é o recado da Secretaria de Saúde de Cubatão para quem for viajar, principalmente se for para o exterior.

 

Nota Técnica do Ministério da Saúde publicada ainda em dezembro alerta para a importância da vacinação contra sarampo, coqueluche, difteria, tétano acidental, poliomielite e febre amarela, todas disponíveis nas 15 unidades de Saúde de Cubatão com salas de vacina por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O documento alerta para o aumento de casos e ocorrência de surtos de sarampo, coqueluche e difteria.

 

Sarampo – Ocorreram surtos nos Estados Unidos, Canadá, México, Bolívia, Argentina, Belize, Paraguai, Peru, Costa Rica e Uruguai, todos países da América, mais próximos ou mesmo fronteiriços ao Brasil. O sarampo, extremamente contagioso, é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmitida de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

 

Até a data de publicação da Nota Técnica, haviam sido registrados 38 casos de sarampo no Brasil em 2025, sendo 11 importados, 24 relacionados à importação e três de fonte desconhecida. Em 2024 foram cinco casos, dos quais quatro importados e um de fonte desconhecida.

Mais informações aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sarampo.

 

Poliomielite, Difteria e Tétano acidental – Essas são doenças que ocorrem em regiões da Ásia e África. A poliomielite, cujo último caso foi registrado no Brasil em 1989, mantém-se endêmica no Afeganistão e Paquistão, além de emergências causadas pelo poliovírus em outros países.

Poliomielite de A a Z: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/poliomielite.

Altamente contagiosa, a difteria tem causado surtos no continente africano e no Sudeste Asiático e ainda aparece no continente americano, com maior incidência em 2024 no Haiti, com 75 casos, seguido pelo Brasil, com oito casos.

Difteria de A a Z: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/difteria.

 

O tétano acidental, não contagioso, ainda assim é grave, de alta letalidade, e ocorre por meio de ferimentos com objetos contaminados, sendo mais comum em países da África Subsaariana e do Sudeste Asiático. Doença de cunho social, está associada à baixa renda. Até novembro de 2025, foram registrado 168 casos e 38 óbitos no Brasil.

Tétano acidental de A a Z: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tetano-acidental.

 

Febre amarela – Além da proteção contra uma doença elevada taxa de letalidade, em torno de 40%, conferir se a vacina da febre amarela já foi administrada é importante porque é uma exigência para a entrada em diversos países. No Brasil, o vírus causador da doença circula ativamente nso estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte e a febre amarela é considerada endêmica em 13 países da América: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Febre amarela de A a Z: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/f/febre-amarela.

 

A Nota Técnica faz ainda considerações sobre covid-19, influenza (gripe) e coqueluche. Confira o documento na íntegra em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/notas-tecnicas/2024/nota-tecnica-no-94-2024-dpni-svsa-ms.pdf.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

Vilas Criativas de Santos abrem 1,2 mil vagas em qualificação, lazer, esporte e geração de renda

MORADIA

Regularização fundiária avança em Bertioga com emplacamento de unidades habitacionais

DRENAGEM

Prefeitura de Mongaguá e Governo do Estado se unem por projetos de combate a enchentes

2
Entre em nosso grupo