ZELADORIA
Limpeza começou às 2h da madrugada do primeiro dia de 2026
Da Redação
03/01/2026 - sábado às 10h45
Após as comemorações do Réveillon nos 22,5 km de orla de Praia Grande, um exército de limpeza entrou em cena para remover a sujeira da orla antes mesmo do dia amanhecer. Os 578 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) entraram em ação apenas 2 horas após a virada do ano. As equipes se dividiram em diversas frentes para dar conta do serviço. Entre garrafas de vidro, copos, embalagens de plástico e outros itens descartáveis, foram 638,20 toneladas de lixo recolhidas.
A operação contou ainda com tratores, rastelos, caminhões e outros maquinários. A ação ocorreu no calçadão e na faixa de areia. O trabalho durou cerca de 9 horas, acabando por volta das 11h. A quantidade de material retirada é semelhante ao ano passado, quando 636,19 toneladas de lixo foram recolhidas.
Reforço – Nesta temporada de verão, a Prefeitura de Praia Grande reforçou a quantidade de caçambas para lixo na orla. Mais 200 desses contêineres foram disponibilizados. Somando aos 250 que já estavam instalados, 450 contentores estão distribuídos pelos 22,5 quilômetros de praia da Cidade. Os contentores são da cor laranja, se destacam na paisagem e têm capacidade para até 1000 litros, ou 1 metro cúbico de material.
Outro destaque ficou por conta do reforço também na equipe de limpeza, com a contratação de servidores temporários que se somaram aos 578 efetivos, totalizando cerca de 650 pessoas atuando na limpeza após o Réveillon.
Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Sesurb, Rafael Henrique Rodrigues, apesar do reforço na equipe e esquema de trabalho especial implantados pela Prefeitura por conta da grande quantidade de turistas, a Cidade conta ainda com a colaboração das pessoas para manter a orla e os bairros limpos.
“No caso específico da orla, mais de 400 caçambas para lixo estão à disposição dos munícipes e turistas e são mais de 1.500 lixeiras no calçadão. Não há justificativa para o descarte de lixo em local inapropriado. Além de representar um risco ao meio ambiente, esse descarte pode ser um risco também para as pessoas que frequentam a praia”, alertou o diretor.
Deixe a sua opinião
ver todos