Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

29ºC

ZELADORIA

Praia Grande/SP realiza mutirão de limpeza de 22 mil bocas de lobo

Todos os bairros da Cidade recebem a ação preventiva

Da Redação

24/11/2025 - segunda às 15h00

O verão está chegando e, com ele, aumentam as possibilidades de  eventos climáticos extremos, como os fortes temporais. Por conta  disso, a Prefeitura de Praia Grande realiza um mutirão de limpeza de  bocas de lobo. A ação preventiva tem como objetivo principal melhorar  o escoamento das chuvas e, desta forma, evitar pontos de acúmulo de  água na Cidade.
 

O Município conta atualmente com aproximadamente 22 mil bocas de lobo  e mais de 30 canais que compõem o sistema de macrodrenagem. Toda essa  estrutura é essencial para garantir o funcionamento adequado da  drenagem urbana, especialmente durante o período de chuvas intensas. O  mutirão pretende alcançar toda essa rede, priorizando os pontos mais  suscetíveis a acúmulo de água durante os temporais.
 

O trabalho passará por todos os bairros de Praia Grande. A previsão é  de que cerca de 500 bocas de lobo sejam limpas por dia durante a ação.  Os serviços são coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos  (SESURB) e contam com 40 profissionais atuando diariamente, além do  apoio de caminhões e retroescavadeiras utilizados para a remoção de  detritos, desobstrução das galerias e transporte dos resíduos  recolhidos.
 

No total, o mutirão será realizado em três etapas. A primeira fase  teve início na última semana e está em andamento entre os bairros  Canto do Forte e Mirim. A segunda etapa seguirá até o Solemar. Por  fim, a terceira e última fase contemplará o trecho que vai do Sítio do  Campo até a Cidade da Criança, encerrando o trabalho preventivo antes  do período mais crítico das chuvas de verão.
 

“Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura de Praia Grande intensificou  os trabalhos de manutenção e zeladoria em todos os bairros da Cidade.  Esse mutirão de limpeza de boca de lobo é mais uma etapa dessas ações.  A população é diretamente beneficiada com esta atividade preventiva”,  comentou o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.
 

População precisa ajudar – A Prefeitura de Praia Grande vem fazendo a  parte dela, mas cada morador tem papel fundamental na manutenção do  sistema de drenagem. Não jogar lixo nas ruas é a principal forma de  colaboração. A Administração também reforça que campanhas educativas  são realizadas periodicamente para conscientizar a população. O lixo  descartado irregularmente pode causar entupimento de bocas de lobo,  reduzir a capacidade de escoamento das galerias e potencializar  alagamentos mesmo em chuvas moderadas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarujá apresenta queda nos índices de criminalidade no mês de janeiro

FESTEJOS

Santos espera mais de 400 mil turistas no feriado de Carnaval

SÃO VICENTE

Hospital Dr. Olavo Hourneaux de Moura procura familiares de paciente

2
Entre em nosso grupo