Domingo, 17 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,31

Santos

22ºC

SOCIAL

Praia Grande/SP oferece serviços para dar oportunidade às pessoas em situação de rua

Objetivo é reintegra-las à sociedade ou ao convívio familiar

Da Redação

31/05/2025 - sábado às 18h53

Muita gente não sabe, mas, mesmo com boa intenção, dar esmola,  distribuir roupas ou alimentos nas ruas não resolve a situação das  pessoas em situação de rua, pelo contrário, faz com que elas continuem  nesta condição. Praia Grande é uma das Cidades que mais têm investido  em opções para dar atendimento digno às pessoas em situação de rua.
 

O Centro POP é um dos principais serviços voltados a este público. Com  o apoio de assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, é  possível se reaproximar da família, ser encaminhado para uma vaga de  emprego, tratamento de saúde, ou seja, se reerguer na vida. O Centro  POP fica na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656, próximo a outros  equipamentos do Município, como o Centro de Referência de Assistência  Social (Cras) Quietude e o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, além do PS  Quietude e a sede da Guarda Civil Municipal.
 

Abordagem Social – O Centro POP conta ainda com um serviço de  abordagem social, em que os agentes percorrem as vias da Cidade para  oferecer ajuda a quem está em situação de rua. O serviço é realizado  ao longo de toda a semana, em horários variados. Os que aceitam ajuda  são levados aos serviços do Município ou para o Abrigo Solidário, no  caso das abordagens noturnas ou direcionados ao Centro POP, no caso  das abordagens diurnas.
 

Abrigo Solidário Eliane Malzoni – Instalado no Bairro Quietude abre  todos os dias, no período noturno, entre as 19h e 7h. O local conta  com mais de 60 vagas, banheiro e refeitório. O frequentador pode  pernoitar com segurança no abrigo. Outras informações podem ser  obtidas por meio do telefone (13) 97404-8474.
 

Casa de Estar – Instalada no Bairro Melvi, a Casa de Estar Ferdiano  Alves de Oliveira é uma residência que atende homens e mulheres. No  local é possível morar por um período, enquanto a pessoa trabalha ou  se prepara para voltar para o âmbito familiar. O local conta com  refeições diárias, balanceadas, camas, sanitários e lavanderia.
 

Consultório na Rua - Serviço de Saúde que atende as pessoas em  situação de rua em vários endereços da Cidade. Consultas, exames,  curativos e campanhas de vacinação fazem parte dos serviços  disponíveis. O consultório instalado dentro de um veículo serve como  base para o tratamento de doenças deste público, com visitas  periódicas àqueles que estão em tratamento.
Fundo Social de Solidariedade – Recebe doação de alimentos, roupas,  produtos de higiene pessoal e demais itens que são direcionados para  as unidades que atendem pessoas em situação de rua, como o Abrigo  Solidário, Casa de Estar e ONGs que realizam trabalhos com este  público. O telefone de contato é 3496-5001.
 

Resistência – É a principal dificuldade que os serviços encontram.  Muitos resistem à oferta de ajuda, porque não querem ir para os  serviços pois lá precisam obedecer às regras de horário e convivência  com os demais. O uso de drogas e álcool em excesso também prejudica a  socialização e aceitação de ajuda. A facilidade com que encontram  dinheiro e comida nas ruas também faz com que prefiram ficar nestas  condições.

Como ajudar - Quer direcionar essas pessoas para o serviço certo e dar  a oportunidade de saírem das ruas e voltarem para casa? Procure pelo  Centro POP, na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.670, pertinho do  PS Quietude ou ligue para (3496-5054).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MULHERES EM MOVIMENTO

Corrida só para mulheres muda trânsito em Santos no domingo

OBRAS E RECUPERAÇÕES

Avenida Adhemar de Barros recebe melhorias

ATIVIDADES NA ORLA

Em Santos, 'Vem Pra Orla' garante mais lazer para todas as idades

2
Entre em nosso grupo