COLETA DE RESÍDUOS
Iniciativa visa coibir descarte irregular e incentivar reaproveitamento de materiais
Da Redação
01/08/2025 - sexta às 18h30
A Prefeitura de Praia Grande está realizando um teste de uso dos contentores modernos, voltados para as regiões comerciais da Cidade, onde são produzidas grandes quantidades de resíduos diariamente. A medida tem o objetivo de organizar a coleta, evitar o descarte irregular nas calçadas, diminuir sujeira e ampliar reaproveitamento dos resíduos. Cada unidade tem capacidade para até 800 quilos de materiais e o local escolhido foi a Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão.
O modelo utilizado tem cerca capacidade para 3 mil litros ou até 800kg de carga. A abertura para depositar materiais permite a passagem de sacos de lixo de até 30 litros. O contentor pesa mais de 100 quilos, o que inviabiliza a manipulação por transeuntes ou animais. A tampa de abertura fica na parte de baixo e a operação de descarga é feita por meio de um guindaste, o que impede a manipulação do material no interior do contentor.
Produzido em polietileno de alta densidade, conta com estrutura metálica em aço galvanizado para evitar corrosão. O modelo é indicado para grandes volumes de materiais e tem baixo custo operacional. Os contentores servirão para absorver os resíduos produzidos pelas lojas.
De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Sesurb, Rafael Henrique Rodrigues, a iniciativa visa resolver um problema que gera transtornos para moradores e visitantes. “Constantemente os comércios são fiscalizados e notificados por causa do descarte de lixo fora do horário correto. Dessa forma, queremos organizar o manejo deste material, o que vai gerar economia para a Cidade e preservação do meio ambiente”.
Deixe a sua opinião
ver todos