Quinta, 18 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,23

Santos

23ºC

SAÚDE

Praia Grande participa de encontro regional de Saúde em Miracatu

Evento reuniu representantes do Estado, da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Da Redação

18/09/2025 - quinta às 10h47

O Praia Grande marcou presença na Reunião do Comitê de Governança da  Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 7), realizada na quarta-feira  (10), na cidade de Miracatu, no Vale do Ribeira. Participaram do  encontro gestores municipais e de hospitais da Baixada Santista e do  Vale, bem como representantes do Governo do Estado.


Na oportunidade, Praia Grande solicitou a inclusão do Hospital  Municipal Irmã Dulce na Tabela SUS Paulista. Esse instrumento é um  complemento da tabela nacional do SUS e foi criado pelo Governo do  Estado de São Paulo para incrementar a remuneração de hospitais e  Santas Casas filantrópicas.


O secretário de Saúde Pública praia-grandense Isaías Lima participou  do encontro como representante regional do Conselho de Secretários  Municipais de Saúde (COSEMS-SP), responsável por levar as demandas da  Região ao Estado. Ele reforçou a importância do acréscimo de recursos  para a ampliação dos serviços do Hospital Irmã Dulce, um dos maiores  hospitais da Baixada, 100% SUS e que atende pacientes não só de Praia  Grande como de toda a Região.


“Solicitei que se constasse em ata o pleito de Praia Grande para que o  Hospital Irmã Dulce seja incluído na Tabela SUS Paulista. É importante  que os recursos do Estado sejam ampliados para que possamos ofertar  mais serviços para a Cidade e também para a Região, qualificando cada  vez mais a assistência, afinal, o Irmã Dulce é o hospital que mais  realiza internação regional na Baixada, com cerca de 15 mil somente em  2024”, destacou o secretário.


Na ocasião, membros do Departamento Regional de Saúde da Baixada  Santista (DRS IV), do Governo do Estado, informaram que a próxima  etapa da Tabela SUS Paulista prevê a inclusão de hospitais municipais.  No entanto, ainda não há a definição dos hospitais ou quais critérios  serão considerados para contemplar esses equipamentos. Mas estão  previstos que 100 hospitais e 70 municípios deverão ser beneficiados  com a medida.


Sobre

O Comitê de Governança da RRAS 7 envolve gestores municipais e  de hospitais da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, que compreendem  os Departamentos Regionais de Saúde IV (Baixada Santista) e XII (Vale  do Ribeira). Bimestralmente, o grupo se reúne para discutir as  propostas macrorregionais, visando o aprimoramento da assistência  junto à população. Representando Praia Grande, também compareceu à  essa reunião do comitê a secretária-adjunta da Sesap, Lucia Helena  Alcântara.


Além da Tabela SUS Paulista, foram tema do Comitê de Governança a  oferta de serviços na rede estadual, o absenteísmo dos pacientes em  relação aos agendamentos de consultas, exames e procedimentos e o  impacto que essas ausências geram na Saúde. Também foi pauta o  monitoramento dos recursos de expansão dos serviços de saúde, visando  o bom andamento da assistência. Em outro momento da reunião tratou-se  da regionalização da saúde, com reflexões sobre como aprimorar o  atendimento utilizando os serviços municipais e regionais.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CORRENDO PARA O FUTURO

Movimento 'Náutica Runners' leva qualidade de vida à Cidade Náutica em São Vicente

EDUCAÇÃO FORTE

Santos recebe encontro para fortalecer a alfabetização na região

EDUCAÇÃO

Gincana de Educação Ambiental mobiliza 1.300 alunos da rede pública de ensino de Cubatão

2
Entre em nosso grupo