Quinta, 10 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,54

Santos

20ºC

SOCIAL

Praia Grande integra serviços para dar oportunidade às pessoas em situação de rua

Objetivo é oportunizar reintegração à sociedade ou ao convívio familiar

Robson de Castro

14/06/2024 - sexta às 09h00

Com a chegada dos dias frios, é comum que grupos ou pessoas de forma  individual realizem ações isoladas ou frequentes em busca de dar mais  qualidade de vida a quem está em situação de rua. O que muita gente  não sabe é que, apesar da boa intenção, dar esmola, distribuir roupas  ou alimentos não resolve a situação destas pessoas, pelo contrário,  faz com que ela continue nesta condição.

Praia Grande é uma das Cidades que mais têm investido em opções para  dar atendimento digno às pessoas em situação de rua. O Centro POP é um  dos principais serviços voltados a este público. Com o apoio de  assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, é possível se  reaproximar da família ou se reerguer na vida. A preocupação com a  Saúde também faz parte das ações. Instalado no Bairro Quietude, é um  dos principais serviços voltados a este público.

Com o apoio de assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais,  é possível voltar ao convívio familiar em qualquer cidade do Brasil ou  se reestabelecer socialmente. O Centro POP pode direcionar para uma  vaga de emprego, ajudar a retirar documentos, acessar os serviços de  Saúde ou até mesmo encaminhar para o abrigo permanente, conhecido como  Casa de Estar.

O Centro POP fica na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656, próximo  a outros equipamentos do Município, como o Centro de Referência de  Assistência Social (Cras) Quietude e o Abrigo Solidário Eliane  Malzoni, além do PS Quietude e a sede da Guarda Civil Municipal.

Abordagem Social – O Centro POP conta ainda com um serviço de  abordagem social, em que os agentes percorrem as vias da Cidade para  oferecer ajuda a quem está em situação de rua. O serviço é realizado  ao longo de toda a semana, em horários variados. Os que aceitam ajuda  são levados aos serviços do Município ou para o Abrigo Solidário, no  caso das abordagens noturnas ou direcionados ao Centro POP, no caso  das abordagens diurnas.

Abrigo Solidário Eliane Malzoni – Instalado no Bairro Quietude abre  todos os dias, no período noturno, entre as 19h e 7h. O local conta  com 60 vagas, banheiro e refeitório. O frequentador pode pernoitar com  segurança no abrigo. Outras informações podem ser obtidas por meio do  telefone (13) 97404-8474.

Casa de Estar – Instalada no Bairro Melvi, a Casa de Estar Ferdiano  Alves de Oliveira é uma residência que atende homens e mulheres. No  local é possível morar por um período, enquanto a pessoa trabalha ou  se prepara para voltar para o âmbito familiar. O local conta com  refeições diárias, balanceadas, camas, sanitários e lavanderia.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Praia Grande,  Gisele Domingues, o Município tem realizado ações contínuas visando a  oportunidade de dar novas vidas para as pessoas em situação de rua.  “Neste período de frio, buscamos intensificar as abordagens nas ruas  para dar melhores condições para estas pessoas”.

Consultório na Rua - Serviço de Saúde que atende as pessoas em  situação de rua em vários endereços da Cidade. Consultas, exames,  curativos e campanhas de vacinação fazem parte dos serviços  disponíveis. O consultório instalado dentro de um veículo serve como  base para o tratamento de doenças deste público, com visitas  periódicas àqueles que estão em tratamento.

Fundo Social de Solidariedade – Recebe doação de alimentos, roupas,  produtos de higiene pessoal e demais itens que são direcionados para  as unidades que atendem pessoas em situação de rua, como o Abrigo  Solidário, Casa de Estar e ONGs que realizam trabalhos com este  público. O telefone de contato é 3496-5001.

Resistência - A principal dificuldade que os serviços encontram é a  resistência dos que estão na rua. Muitos resistem a oferta de ajuda,  pois não querem ir para os serviços pois lá precisam obedecer às  regras de horário e convivência com os demais. O uso de drogas e  álcool em excesso também prejudicam a socialização e aceitação de  ajuda. A facilidade com que encontram dinheiro e comida nas ruas  também faz com que prefiram ficar nestas condições.

Como ajudar - Quer direcionar essas pessoas para o serviço certo e dar  a oportunidade de saírem das ruas e voltarem para casa? Procure pelo  Centro POP, na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.670, pertinho do  PS Quietude ou ligue para (3496-5054).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GASTRONOMIA

Empresários de gastronomia do Vale do Ribeira realizam visitas técnicas em busca de inovação

ENSINO

Universitários de Cubatão devem se cadastrar ou recadastrar para o transporte universitário de 10 a

OPORTUNIDADES

PAT de Guarujá oferece 212 vagas de emprego nesta quarta-feira (9)

2
Entre em nosso grupo