SANTOS MULTICULTURAL
A Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos, foi tomada por cores, música e dança, na tarde desta segunda-feira (29)
Da Redação
30/09/2025 - terça às 18h44
A 14ª Semana da Diversidade, que tem início oficial à noite, promoveu flash mob (apresentação repentina) destacando a importância da ocupação de espaços públicos pela comunidade LGBTQIAPN+ e reforçando mensagens de visibilidade, respeito e inclusão.
O evento transformou as escadarias do Paço Municipal em um verdadeiro palco. A apresentação contou com as drags queens do grupo House of DDD (Dior Drags Dangerous), em colaboração com o grupo Baixada Hip Hop. As músicas e os figurinos foram escolhidos para remeter aos significados da bandeira LGBTQIAPN+.
A drag queen Magenta, 31 anos, que participou da ação, refletiu sobre a importância de ocupar espaços públicos. "Nós, da comunidade LGBTQIAPN+, especialmente as drag queens, somos muito marginalizadas. Estar aqui na Prefeitura, ao meio-dia, é muito representativo. É uma forma de nos afirmarmos enquanto comunidade, unidas, que querem respeito e ser levadas a sério."
Rebeca Dior, drag queen e uma das responsáveis pela produção, explicou a ideia do tema e a representatividade. "Decidimos seguir a mesma linha da Parada, que fala sobre o envelhecer LGBTQIAPN+. Trazer quem começou o movimento drag em Santos junto de quem está em ascensão hoje mostra evolução, mas também que precisamos de todas as pessoas para nos completar. Santos não é uma cidade cinza; é feita de diversas cores e culturas".
REPRESENTATIVIDADE
"Eles estão aqui mostrando sua arte, suas lutas e suas histórias na Praça Mauá, na Prefeitura. Ter a Secretaria atuando junto ao Conselho LGBTQIAPN+ fortalece a representatividade e ajuda nossa sociedade a evoluir, porque diversidade e diferenças precisam ser respeitadas em todos os momentos", declarou a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos de Santos (Semulher), Nina Barbosa.
Para Marcos Vinicios, presidente do Conselho LGBTQIAPN+ de Santos, o Flashmob também reforça a importância da visibilidade. "Foi criado pelos conselheiros para ocupar espaços. Estar no Paço, sede do Executivo, é muito significativo porque mostra que a Prefeitura é livre de preconceitos e que a população se sente representada. A visibilidade é tão importante quanto ocupar o espaço. Precisamos mostrar que a diversidade existe e trabalhar por um mundo melhor".
EXPOSIÇÃO
Na entrada do Paço, a exposição "LGBTQIAPN+ no Porto", promovida pelo Comitê de Diversidade da Autoridade Portuária de Santos (APS), apresenta fotos enviadas por trabalhadores celebrando a diversidade no setor portuário.
O homenageado principal é Bernardo Esmério Figueira, falecido em 2023, homem trans e pioneiro no debate sobre transexualidade no Porto.
A coordenadora da Diversidade da Semulher, Taiane Miyaki, destacou a relevância da mostra. "O que temos aqui são trabalhadores autodeclarados. A importância de ter esta exposição é visibilizar que todas as pessoas podem ocupar qualquer espaço, principalmente no Porto, historicamente associado ao masculino. Hoje, o Porto é diverso, plural''.
Deixe a sua opinião
ver todos