Terça, 02 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,33

EuroR$ 6,19

Santos

25ºC

SANTOS

Plano Preventivo de Defesa Civil começa com visitas de orientação a santistas

Iniciando os preparativos para a temporada de chuvas de verão, nesta segunda-feira (1°) a Prefeitura de Santos deu o primeiro passo do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) com visitas às áreas do Monte Cabrão e do Caminho Particular Santa Maria

Da Redação

02/12/2025 - terça às 17h00

A prevenção de desastres pela Defesa Civil é realizada durante todo o ano, porém, pela maior incidência de chuvas entre dezembro e abril, o PPDC reforça a eficiência do trabalho com o objetivo de orientar moradores de áreas de risco e monitorar locais vulneráveis durante o período de chuvas intensas. Para esta edição, a meta é vistoriar 4.812 moradias em setores de risco alto e muito alto, além de 8.223 residências em setores de monitoramento, abrangendo os 17 morros da Cidade.

As equipes da Defesa Civil estão realizando orientações porta a porta sobre os riscos de deslizamentos, trabalho que integra o plano em vigor até 30 de abril de 2026.

Morador do Monte Cabrão há 45 anos, o aposentado Edeberto Souza Silva destaca a importância da ação. "É um ótimo trabalho, mas também é importante que as pessoas que moram no bairro façam a sua parte, ouvindo os técnicos da Defesa Civil e prestando atenção aos sinais de alerta".


O genro dele, que também recebeu a visita, Sidney Lopes dos Santos, conferente e morador do bairro há 47 anos, reforça que os alertas enviados por celular representam um grande avanço para a segurança da comunidade. Ele lembra um momento marcante da infância. "Em um dia de chuva forte, estava com a minha família em casa e houve um deslizamento. De uma hora para outra, estávamos todos embaixo de um barranco. Ninguém se feriu, mas foi assustador. Por isso é tão importante esse trabalho".

PLANO
Além da equipe fixa, a Defesa Civil contará com cerca de 140 servidores, cedidos por dez secretarias municipais, somando esforços aos 40 profissionais permanentes. Como já é tradição em Santos, a vigência do plano municipal será um mês maior do que a adotada pelo Estado.

O coordenador de risco Paulo Ricardo, descreve a importância desta ação inicial. ''O comunicado traz informações relevantes, como os indícios que o morador deve observar no solo, telefones de emergência e o aviso de que se trata de uma área de risco, algo que muitos moradores desconhecem, especialmente aqueles que chegaram recentemente, compraram ou alugaram uma casa no local".

RECOMENDAÇÕES 
Caso algum morador aviste rachaduras e trincas em terrenos, assim como árvores e postes inclinados, é preciso entrar em contato com a Defesa Civil para que os técnicos avaliem se há risco de deslizamento no local. O contato com o órgão, que atua em esquema de plantão 24h, pode ser feito por meio dos telefones 199 ou (13) 3208-1000.

A população pode se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Para isso, basta enviar SMS com o CEP da região onde mora para o número 40199.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SANTOS

Segunda linha do VLT começa a circular em Santos e tem isenção de tarifa até dia 15

SAÚDE

Prefeitura espera 200 adolescentes em fórum sobre prevenção do HIV/AIDS

MONGAGUÁ

Prefeitura de Mongaguá avalia proposta da Neoenergia Elektro para instalação de torres

2
Entre em nosso grupo