Sexta, 19 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,25

Santos

22ºC

DISCUSSÃO NACIONAL

"PEC da Blindagem é uma aberração", diz Paulo Alexandre Barbosa

Para o parlamentar, o projeto é um atentado contra a democracia e promove a impunidade, pois favorece interesses políticos e pessoais em detrimento dos interesses coletivos do país

Da Redação

19/09/2025 - sexta às 18h00

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) se manifestou contra a Proposta de Emenda à Constituição, a chamada PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados na noite da última terça-feira (17). A proposta altera a Constituição para exigir autorização do Legislativo para que deputados e senadores sejam processados pela Justiça — mesmo em casos de corrupção, desvio de recursos ou crimes graves — e ainda restabelece o voto secreto para autorizar prisões em flagrante em crimes inafiançáveis, como racismo ou tráfico de drogas.


"Essa PEC amplia privilégios e cria uma barreira contra o combate à corrupção. Com ela, para mim, os políticos assumem o papel de juiz, porque passam a decidir sobre os próprios processos, quando deveriam responder perante a Justiça como qualquer cidadão. Votei contra porque não aceito esse tipo de blindagem, que só serve para proteger quem tem algo a esconder. O Brasil precisa de mais transparência e punição para criminosos, todos eles, e não de mecanismos que incentivam a impunidade", disparou o parlamentar.


Paulo Alexandre lembrou que esse modelo já existiu até 2001 e foi um desastre: dos 253 pedidos feitos pelo Supremo para processar parlamentares, apenas um foi autorizado. "A experiência mostrou que esse sistema é feito para engavetar processos e livrar a cara de quem comete crime. É um enorme retrocesso e uma afronta ao povo brasileiro, que exige ética daqueles que elegem e respeito às instituições", completou.


O deputado reafirmou seu compromisso de seguir combatendo privilégios e defendendo igualdade perante a lei, e ainda garantiu que vai pressionar o Senado para que não aprove o projeto, "como fez erroneamente a Câmara dos Deputados. Nosso mandato vai continuar lutando para que ninguém esteja acima da Justiça. É o mínimo que se espera de um país que quer ser sério e combater a corrupção", finalizou.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS

Obras da ciclovia da Av Tupiniquins avançam, e Ponte Pênsil tem interdições na próxima semana

VLT EM SANTOS

Vistoria libera início do 2º trecho do VLT em Santos para este semestre

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarda Civil de Santos captura homem foragido da Justiça

2
Entre em nosso grupo