QUALIFICAÇÃO
A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e o programa Qualifica SP
Da Redação
19/02/2026 - quinta às 08h19
Em uma cerimônia marcada por alegria e celebração, no embalo da Bateria da Feliz Idade do grupo Conviver, o PAT Mongaguá diplomou as 18 formandas da 1ª turma do Curso de Cuidador de Idosos. O evento foi realizado no Clube da Melhor Idade e reuniu autoridades e convidados.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e o programa Qualifica SP, do Governo do Estado, com carga horária de 80 horas em formato presencial. Foram disponibilizadas 20 vagas para pessoas alfabetizadas, com idade entre 25 e 59 anos e residentes no Estado de São Paulo. As aulas aconteceram no Espaço Cidadão.
"É um dia para celebrar o esforço, a dedicação e a coragem de mulheres que decidiram se qualificar para cuidar de pessoas e transformar vidas, inclusive as suas próprias", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Redó, pasta à qual o PAT está vinculado.
De acordo com o coordenador do PAT, Abner Bezerra – idealizador do curso –, Mongaguá possui parcela significativa da população na faixa da melhor idade, o que gera demanda crescente por profissionais capacitados para atuar com responsabilidade e sensibilidade. "Foram horas de aprendizado sobre cuidados no ambiente domiciliar, primeiros socorros, inteligência emocional, inclusão digital e noções de mercado de trabalho. Agora, essas mulheres estão preparadas para atuar com profissionalismo e empatia."
A solenidade contou ainda com momentos de homenagem conduzidos pelas alunas Marcia Cristina Gervasio Gonçalves e Gisele Pereira de Souza, incluindo menção honrosa à professora do curso, Raquel Pires, pelo comprometimento e dedicação. Encerrando a programação, a aluna Tamires da Cruz Souza emocionou o público com o recital do Cordel do Idoso, celebrando aqueles que inspiram e dão sentido à profissão de cuidador.
Deixe a sua opinião
ver todos