REVITALIZAÇÃO
Os trabalhos começaram em 9 de junho com a elaboração dos projetos executivos
Da Redação
20/07/2025 - domingo às 12h57
Após a remoção dos pinguins do tanque para uma área mais afastada das passarelas, começou esta semana a demolição das estruturas que conectam o prédio antigo do Aquário Municipal de Santos, ao mais novo. Duas passarelas metálicas cobertas serão reconstruídas, sob o gerenciamento da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe).
"A demolição das passarelas é cercada por tapumes para isolar a obra da área de tratamento dos animais marinhos. Já retiraram a cobertura, o escoramento e o forro de madeira", diz o arquiteto Roger Guerra, da Seobe. "Antes disso foram removidos os brises da fachada lateral para substituição por novas peças que servem para controlar a incidência de luz e calor do sol na edificação".
Os trabalhos começaram em 9 de junho com a elaboração dos projetos executivos que detalham as informações necessárias para a execução dos serviços, funcionando como um manual de instruções completo para a equipe que vai executar a reforma no parque, que tem três mil m² e é referência para santistas e turistas.
DETALHAMENTO
O Aquário terá duas passarelas reconstruídas. Uma com dois pavimentos para dar acesso, no térreo, ao recinto dos pinguins, e no andar superior à área técnica, de tratamento e alimentação dos animais. Terá 14 metros de extensão e 2,40 m de largura em cada andar. A outra passarela é a de serviço, que conduz aos ambientes administrativos, com 12m de extensão, e 2,40 m de largura.
As duas estruturas serão executadas com fundação em aço galvanizado, piso em painel wall de encaixe, guarda-corpos e cobertura em policarbonato alveolar incolor. A reforma envolve ainda melhorias na instalação elétrica, luminárias e eletrodutos; e substituição de brises na fachada lateral da edificação.
INVESTIMENTO
A intervenção tem custo de R$ 1,078 milhão, recursos da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) e está sendo executada pela construtora Cerqueira Torres Desenvolvimento Urbano Ltda., vencedora do processo licitatório.
Devido à obra, o Aquário está com restrição total de acesso dos visitantes até que se conclua a fase 1, que é a passarela maior, de dois pavimentos. Após o término dessa etapa, a Semam, pasta que administra o parque, vai avaliar a possibilidade de reabertura parcial.
PLANEJAMENTO
O projeto das novas passarelas metálicas foi elaborado pela Seobe, de abril a maio de 2024. Envolveu vistorias técnicas e novos estudos para que a estrutura projetada apresentasse maior eficiência em relação às passarelas usadas desde a criação do Aquário, minimizando os desgastes naturais.
Em junho de 2024 houve a captação de verbas para a obra; em julho foi preparada a minuta do edital de licitação; e em outubro do ano passado, após o período eleitoral, o edital da licitação foi publicado no Diário Oficial de Santos.
Como em todo procedimento licitatório, as regras e os prazos foram cumpridos de maneira transparente e lícita, respeitando o que determina a Lei Federal de Licitações. Em 12 de dezembro de 2024 ocorreu a abertura das propostas das empresas e em 28 de abril de 2025 a homologação da vencedora do certame.
80 ANOS EM ATIVIDADE
O Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala s/nº - Ponta da Praia) é o mais antigo do País. Seus 80 anos completados no dia 2 foram comemorados com festa no dia 5 deste mês de julho. https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/festa-para-os-80-anos-do-aquario-de-santos-diverte-criancas-com-atividades-de-educacao-ambiental.
Deixe a sua opinião
ver todos