ECONOMIA
No primeiro trimestre de 2026 o Sebrae prevê o lançamento de ação
Da Redação
14/11/2025 - sexta às 09h13
Definitivamente inserida no rumo de cidade empreendedora, Mongaguá conheceu nesta quarta-feira (12/11) o Plano Estratégico de Atuação do Sebrae no município para 2026. Serão desenvolvidas inúmeras iniciativas de apoio e desenvolvimento da atividade empresarial, com investimento pela instituição na ordem dos R$ 550 mil, sem a necessidade de contrapartida da Prefeitura.
As boas-novas foram apresentadas pelos gestores da instituição na Baixada Santista, Marco Aurélio, Rodrigo Martins e Eduardo Sotelo, que foram recepcionados no Paço Municipal pelo vice-prefeito, Julio da Imobiliária; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Redó; pelos gestores de Planejamento, Kátia Freire e Otávio Mosca Diz; pelo coordenador da Juventude e articulador local do Sebrae, Abner Bezerra; e pela coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Cristiane Ferraza.
Pela apresentação, as iniciativas favorecerão o fomento ao empreendedorismo, com apoio à cultura empreendedora e à criação de novas empresas, com foco em negócios inovadores e de alto impacto. Também terá destaque a qualificação empresarial, com a oferta de capacitações para aprimorar as habilidades dos empresários.
"Não há sentimento diferente que não seja o de felicidade. Nós, que amamos Mongaguá e trabalhamos pelo seu desenvolvimento, quando vemos a cidade ganhando atenção de uma instituição da envergadura do Sebrae é entusiasmante. Só podemos criar expectativas muito prósperas para o futuro do município", ressaltou o vice-prefeito, que no evento representou a prefeita Cristina Wiazowski.
Para Rafael Redó, participar deste contexto eleva Mongaguá a um patamar jamais visto na história da cidade. "São ações que envolvem todos os segmentos econômicos e também as escolas, promovendo uma educação empresarial e preparando os futuros empreendedores. A perspectiva que temos com essas notícias é de que o município terá o papel protagonista no Litoral Paulista que sempre almejou."
Na mesma linha, Abner Bezerra destacou que o Sebrae é um parceiro estratégico de Mongaguá e a intenção é ampliar esse trabalho conjunto. "Tudo o que foi apresentado aqui representa uma evolução muito positiva para a nossa administração e, principalmente, para o futuro da nossa juventude."
AÇÕES - Já no primeiro trimestre de 2026 o Sebrae prevê o lançamento do Programa 'Cidade Empreendedora Mongaguá', com foco no fortalecimento da governança e criação de novos negócios. E ainda deverá implantar o conceito educação empreendedora nas escolas e o diagnóstico da estrutura de gestão do turismo, além de iniciar o Projeto Viva Verão Empreendedor e o Encontro de Mulheres – Sebrae Delas.
No segundo trimestre, o destaque é o projeto 'Capacitação Empreendedora de Sucesso: Setorial Comércio e Serviço', com vistas a capacitar empreendedores do mesmo segmento, gerar negócios e promover o networking, abrangendo as áreas de construção civil, saúde e bem-estar (estética), quiosques e turismo.
Para o terceiro trimestre o intuito é capacitar os ambulantes e o artesanato local no contexto do Programa Ambulante Feliz – iniciativa da Prefeitura – e do Festão na Praia, evento tradicional da cidade. Ainda neste período, Mongaguá terá ações de inovação, com o 'Sebrae for Startups', e atualização sobre contas públicas e acesso ao crédito.
Encerrando 2026, a missão será integralmente empresarial, com a realização da 'Feira do Empreendedor', evento para conectar empreendedores, gerar negócios e promover o networking; e o programa na 'Rota da Reciclagem', que pretende apoiar a Prefeitura no fortalecimento de cooperativas e associações.
Deixe a sua opinião
ver todos