EVENTO
Mostra propõe reflexões sobre misoginia em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
da Redação
07/08/2025 - quinta às 12h02
A Prefeitura de Cubatão abre nesta quinta-feira (7), às 10h, a exposição "Mulheres em Foco: Combate à Misoginia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", no Saguão do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº). A mostra, em parceria com o Sesi Cubatão, é gratuita e permanece em cartaz até 29/8, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com foco no combate à misoginia, a exposição apresenta um ensaio fotográfico criado por Maria Ribeiro e inspirado no projeto premiado pela ONU "Nós Madalenas". Por meio de autorretratos marcados por palavras escritas em seu corpo e acompanhadas de frases impactantes, a artista usa a própria imagem para evidenciar a resiliência, o empoderamento feminino e a luta por direitos.
A proposta do trabalho de Maria é provocar reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e estimular o diálogo em torno de questões ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para Igualdade de Gênero (ODS 5), Educação de Qualidade (ODS 4), Redução das Desigualdades (ODS 10), Paz e Justiça (ODS 16) e Parcerias (ODS 17).
O evento ainda reforça a importância da arte como ferramenta de transformação social, convidando a população a se engajar na luta contínua pela equidade de gênero.
O que são os ODS? – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global de 17 objetivos e 169 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável até 2030. Essa agenda contempla questões como a eliminação da pobreza, acesso à educação de qualidade, igualdade de gênero, emprego digno, combate às mudanças climáticas, entre outras. O foco principal é assegurar dignidade, prosperidade e equidade para todas as pessoas, em harmonia com a preservação do meio ambiente.
Deixe a sua opinião
ver todos