SAÚDE
A iniciativa faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada, desenvolvido pela Prefeitura de Cubatão via Comissão de Humanização do HMC. A proposta não se restringe à ala psiquiátrica e qualquer colaborador do hospital
Da Redação
10/10/2025 - sexta às 07h05
A musicoterapia, no contexto de uma internação psiquiátrica, traz diversos benefícios aos pacientes, sendo método é bastante utilizado no tratamento de ansiedade e do estresse, melhorando o humor, trabalhando a evolução da interação social - Divulgação
Uma vez por semana, os pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) são agraciados com uma sessão de musicoterapia. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, no período da tarde, e a participação dos pacientes é voluntária. "Todos são convidados, mas apenas aqueles que demonstram interesse em estar presente participam. A aceitação tem sido bastante positiva, nos encontros realizados até o momento, a presença registrada é de ao menos 75% dos pacientes", afirma Dr. Vítor Martinez, coordenador médico do serviço de psiquiatria do HMC.
A iniciativa faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada, desenvolvido pela Prefeitura de Cubatão via Comissão de Humanização do HMC. A proposta não se restringe à ala psiquiátrica e qualquer colaborador do hospital, que tiver interesse, também está convidado a participar dos encontros.
A musicoterapia, no contexto de uma internação psiquiátrica, traz diversos benefícios aos pacientes, sendo método é bastante utilizado no tratamento de ansiedade e do estresse, melhorando o humor, trabalhando a evolução da interação social, gerando estímulos cognitivos e ampliando a possibilidade para que se expressem emocionalmente de maneira segura. "Nesse contexto, a musicoterapia é uma ponte para a cura, trazendo harmonia e bem-estar aos nossos pacientes e àqueles que estão ali prestando seu valioso trabalho", disse o secretário de Saúde, Márcio Oliveira.
"Assim como em todo o hospital, na ala psiquiátrica do HMC priorizamos a humanização no cuidado aos pacientes com transtornos mentais. Sempre com um olhar cuidadoso, nossa equipe busca oferecer um atendimento acolhedor, respeitando a individualidade de cada paciente e reforçando nosso compromisso com a saúde mental integral", complementa o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle. O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura de Cubatão e Secretaria Municipal da Saúde.
Por: Secom Cubatão com informações de SBCD
Fotos: Divulgação
Deixe a sua opinião
ver todos