MEIO AMBIENTE
Parque nasceu pelo amor de Júlio Conceição pelas plantas
Da Redação
07/11/2025 - sexta às 12h36
Os 80 anos do Orquidário Municipal (Praça Washington s/nº, José Menino), comemorados no próximo dia 11, serão celebrados com uma festa e diversas atrações neste sábado (8), em frente à entrada principal do parque. Haverá atrações internas também.
Entre no Canal do BS9 no WhatsApp e fique por dentro das novidades!
O parque municipal, que faz parte da história de milhares de santistas e turistas, tem diversão com início às 9h30, com apresentação e aula de capoeira.
Ao longo do dia, haverá atividades de educação ambiental, brinquedos infláveis, oficina de fantoches, dança e apresentação musical. A festa segue até às 17h.
O destaque fica para o tradicional parabéns, às 13h, com corte de bolo. Ao longo dia também haverá pipoca, crepe, sorvete e algodão doce.
INTERNA
Na parte interna, os visitantes poderão participar da atividade Varal Comemorativo, uma contação de histórias do equipamento público com os monitores do programa Vovô Sabe Tudo.
Os visitantes também poderão conferir exposição de fotografias dos 80 anos do parque.
O Orquidário fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h. A bilheteria fecha às 17h30. Ingressos custam R$10, com pagamento somente em dinheiro. Menores de oito anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita. Crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores pagam meia-entrada com apresentação de documento.
PROGRAMAÇÃO (PARTE EXTERNA)
9h30 às 10h30 - Apresentação de Capoeira e mini aula com professor Igor Perrone.
9h30 às 11h - Dobradura e diário contando a história do parque com a equipe de Educação Ambiental.
10h30 às 11h30 - Oficina de pintura e confecção de fantoches com Ateliê Mamãe Arteira e Fada do Dente
11h às 15h - Atividades com a tenda do Aquário e Mesa de Investigação Marinha
10h às 16h - Brinquedos infláveis (cama elástica, piscina de bolinhas, castelinho e outros).
11h às 14h - Carrinhos de pipoca, crepe e sorvete.
11h30 às 13h30 - Personagens temáticos infantis
13h - Parabéns
14h às 14h30 - Coral Tam Tam
15h às 16h - Apresentação banda Veiacos
16h - Apresentação Musical - Carolina Ramiro
PROGRAMAÇÃO (PARTE INTERNA)
O dia todo - Atividade Varal Comemorativo - contação de histórias do parque com os monitores do programa Vovô Sabe Tudo.
O dia todo - No Salão de Exposições, exposição de fotografias dos 80 anos do parque.
Parque nasceu pelo amor de Júlio Conceição pelas plantas
Inaugurado em 1945, o Orquidário Municipal de Santos foi fundado a partir do amor de um homem pelas plantas. O parque foi idealizado ainda em 1903, quando o engenheiro Saturnino de Brito previu, em seu plano de saneamento para a cidade de Santos, a desapropriação de terrenos para facilitar o acesso à Usina de Tratamento e para a construção de um parque público. O terreno, que era um campo de futebol, foi desapropriado em 1909 e doado pelo Estado à Prefeitura em 1914.
Mas, a ideia de construir no local só foi colocada em prática anos depois, após o falecimento do comendador Júlio Conceição, em 1938. Ele, que foi considerado o primeiro orquidófilo do Brasil, cultivava mais de 90 mil mudas de orquídeas em sua chácara no Boqueirão, conhecida como Parque Indígena.
Ele foi o primeiro estabelecimento de visitação pública e referência turística na Cidade, além de ser considerado, na época, o maior orquidário ao ar livre do mundo.
Deixe a sua opinião
ver todos