SANTOS
Com o reforço de 250 guardas civis municipais (GCM), que intensificarão a prevenção à criminalidade no período de maior concentração de visitantes, Santos inicia a Operação Verão nesta segunda-feira (22)
Da Redação
23/12/2025 - terça às 10h00
A operação contará com apoio direto do Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura, com monitoramento contínuo pelas mais de 3 mil espalhadas por toda a Cidade em regime de 24 horas, acompanhadas agentes de segurança, permitindo respostas mais rápidas e precisas às ocorrências.
O uso de drones de alta resolução ampliará o raio de cobertura da GCM na orla e durante os eventos do período, transmitindo imagens em tempo real para a base de operações.
O prefeito Rogério Santos destaca a cooperação entre os governos municipal e estadual. "Se dá durante o ano todo, mas principalmente na Operação Verão, quando o Governo do Estado envia um efetivo maior para complementar o que já é feito".
EFETIVO
O reforço da GCM foi possível porque o efetivo foi integralmente redistribuído a partir de outros setores da corporação. Este remanejamento estratégico envolveu o deslocamento de profissionais tanto das áreas administrativas quanto de funções operacionais de rotina, concentrando boa parte dos recursos humanos disponíveis.
O reforço vai se juntar aos 314 policiais militares de outras regiões do Estado que serão deslocados para a Cidade. Eles permanecerão até 20 de fevereiro de 2026, permitindo, junto à GCM, ação integrada no patrulhamento preventivo e no atendimento às ocorrências durante a alta temporada. A Operação Verão estadual foi oficialmente aberta no último sábado (20), em Bertioga.
A GCM também contará com grande infraestrutura espalhada pela orla, com 55 veículos, entre viaturas, motos, quadriciclos e bicicletas e uma embarcação (bote).
Uma base principal, instalada na Avenida Conselheiro Nébias, abrigará parte dos agentes. Além disso, outras 12 secundárias estarão distribuídas estrategicamente ao longo da orla.
"O apoio é essencial para o policial que está na linha de frente. O conforto é uma forma muito carinhosa de reciprocidade com o empenho desse policial que está vindo de outro lugar, deixando a família dele em outro município para proteger o cidadão de Santos", destaca o comandante interino do 6º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major Ricardo Bussotti Nogueira.
O patrulhamento na areia será feito com quadriciclos, que realizarão orientação e fiscalização aos banhistas.
VIATURAS
As viaturas permanecerão estacionadas em pontos estratégicos e serão utilizadas em rondas por toda Cidade, além das motos e bicicletas em fiscalização nos jardins e calçadas da orla.
O bote fará o patrulhamento marítimo e atuará na fiscalização e patrulhamento náutico, apoiando a Capitania dos Portos.
"Nossa expectativa é bastante positiva. Foi feito o planejamento com a Polícia Militar para proporcionar não só segurança, mas tranquilidade para as pessoas visitando a nossa Cidade", destaca o secretário municipal de Segurança, Flávio de Brito Júnior.
A distribuição do efetivo terá regime de funcionamento de 24 horas, durante todos os dias, garantindo resposta imediata a qualquer ocorrência. Os agentes atuarão em turnos contínuos, com presença ostensiva para assegurar que moradores e visitantes desfrutem da temporada com tranquilidade e bem-estar.
Deixe a sua opinião
ver todos