Terça, 18 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,16

Santos

21ºC

TEMPORADA 2025-2026

Operação Verão de Fiscalização em Praia Grande/SP ocorrerá do início de dezembro até o Carnaval

Trabalho de fiscalização e orientação será feito por servidores municipais

Da Redação

18/11/2025 - terça às 18h29

A Prefeitura de Praia Grande se prepara para mais uma temporada de  calor e praias cheias. A fim de garantir um verão com boas opções de  lazer a moradores e turistas, com tranquilidade e segurança, o  prefeito Alberto Mourão reuniu os secretários municipais de Urbanismo,  Cultura e Turismo, Trânsito, Saúde, Segurança, Serviços Urbanos,  Esportes e Governo para uma reunião de alinhamento dos trabalhos na  tarde de quinta-feira (13), no Gabinete. O encontro definiu todos os  detalhes da Operação Verão de Fiscalização.
 

Para garantir a ordem da praia, a Operação Verão de Fiscalização  2025/2026 vai acontecer da primeira semana de dezembro de 2025 até a  terça-feira de Carnaval de 2026. O trabalho será conduzido pela  Secretaria de Urbanismo (Seurb), com o apoio de demais pastas  municipais, como Segurança (Seasp), Saúde (Sesap) e Trânsito (Setran).  O objetivo é fiscalizar e coibir o comércio irregular e garantir a  segurança e higiene dos itens comercializados na Cidade. A  fiscalização dos agentes da Prefeitura será realizada em toda a  extensão da orla, com destaque para os pontos de maior circulação de  pessoas, incluindo o calçadão e as praças de artesanato. O trabalho  também será feito nos arredores do Kartódromo em dias de show.
 

Durante as fiscalizações, serão verificadas as condições de higiene,  de segurança no armazenamento e o cumprimento do código de posturas da  Cidade pelos comerciantes. O trabalho busca a reorganização e a  segurança dos espaços públicos e um ambiente de harmonia entre  ambulantes fixos e temporários, turistas e moradores. Sem falar da  proteção ao consumidor do risco de contaminações, intoxicações e  produtos de procedência duvidosa. A operação também vai coibir o  comércio ilegal e o descarte irregular de lixo por vendedores.
 

É válido esclarecer que carrinhos fora de padrão que dão suporte para  carregar os equipamentos dos carrinheiros de praia (chamados de  giricas) são proibidos de permanecer na faixa de areia. Portanto, o  carrinheiro deve entrar com esse equipamento na praia, descarregar e  retornar com o mesmo ao local de guarda.


O prefeito destacou que todos ganham quando seguem as regras: os  ambulantes, que trabalham com tranquilidade; os consumidores, que  recebem produtos de qualidade; e a Cidade, que reforça sua imagem como  um destino seguro e acolhedor. “A fiscalização não tem caráter  punitivo por si só, mas educativo, preventivo e de proteção aos  consumidores. Esse é um trabalho que protege os ambulantes devidamente  legalizados, que cumprem as normas e trabalham com responsabilidade.  Também asseguramos a segurança alimentar e a procedência dos produtos  comercializados, garantindo que moradores e turistas consumam  alimentos bem armazenados, manipulados com higiene e dentro dos  padrões exigidos pela vigilância sanitária”.
 

Mais - O encontro também definiu detalhes do trabalho da Prefeitura  nos shows de verão, arenas de praia, eventos esportivos, reforço nos  serviços de saúde, segurança, limpeza urbana e trânsito. Nesta época  do ano, Praia Grande espera receber uma grande quantidade de turistas,  por isso é necessário reforçar os serviços públicos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FESTEJOS

Caravana de Natal da Coca-Cola traz magia e encanto às ruas de São Vicente

HISTÓRIA

Museu Pelé, em Santos, abre exposição e tem programação especial no Dia do Rei

EVENTO

Festa de Nossa Senhora das Graças acontece neste sábado (22) em Guarujá

2
Entre em nosso grupo