Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

TEMPORADA 2025-2026

Operação Verão de Fiscalização em Praia Grande/SP ocorrerá do início de dezembro até o Carnaval

Trabalho de fiscalização e orientação será feito por servidores municipais

Da Redação

18/11/2025 - terça às 18h29

A Prefeitura de Praia Grande se prepara para mais uma temporada de  calor e praias cheias. A fim de garantir um verão com boas opções de  lazer a moradores e turistas, com tranquilidade e segurança, o  prefeito Alberto Mourão reuniu os secretários municipais de Urbanismo,  Cultura e Turismo, Trânsito, Saúde, Segurança, Serviços Urbanos,  Esportes e Governo para uma reunião de alinhamento dos trabalhos na  tarde de quinta-feira (13), no Gabinete. O encontro definiu todos os  detalhes da Operação Verão de Fiscalização.
 

Para garantir a ordem da praia, a Operação Verão de Fiscalização  2025/2026 vai acontecer da primeira semana de dezembro de 2025 até a  terça-feira de Carnaval de 2026. O trabalho será conduzido pela  Secretaria de Urbanismo (Seurb), com o apoio de demais pastas  municipais, como Segurança (Seasp), Saúde (Sesap) e Trânsito (Setran).  O objetivo é fiscalizar e coibir o comércio irregular e garantir a  segurança e higiene dos itens comercializados na Cidade. A  fiscalização dos agentes da Prefeitura será realizada em toda a  extensão da orla, com destaque para os pontos de maior circulação de  pessoas, incluindo o calçadão e as praças de artesanato. O trabalho  também será feito nos arredores do Kartódromo em dias de show.
 

Durante as fiscalizações, serão verificadas as condições de higiene,  de segurança no armazenamento e o cumprimento do código de posturas da  Cidade pelos comerciantes. O trabalho busca a reorganização e a  segurança dos espaços públicos e um ambiente de harmonia entre  ambulantes fixos e temporários, turistas e moradores. Sem falar da  proteção ao consumidor do risco de contaminações, intoxicações e  produtos de procedência duvidosa. A operação também vai coibir o  comércio ilegal e o descarte irregular de lixo por vendedores.
 

É válido esclarecer que carrinhos fora de padrão que dão suporte para  carregar os equipamentos dos carrinheiros de praia (chamados de  giricas) são proibidos de permanecer na faixa de areia. Portanto, o  carrinheiro deve entrar com esse equipamento na praia, descarregar e  retornar com o mesmo ao local de guarda.


O prefeito destacou que todos ganham quando seguem as regras: os  ambulantes, que trabalham com tranquilidade; os consumidores, que  recebem produtos de qualidade; e a Cidade, que reforça sua imagem como  um destino seguro e acolhedor. “A fiscalização não tem caráter  punitivo por si só, mas educativo, preventivo e de proteção aos  consumidores. Esse é um trabalho que protege os ambulantes devidamente  legalizados, que cumprem as normas e trabalham com responsabilidade.  Também asseguramos a segurança alimentar e a procedência dos produtos  comercializados, garantindo que moradores e turistas consumam  alimentos bem armazenados, manipulados com higiene e dentro dos  padrões exigidos pela vigilância sanitária”.
 

Mais - O encontro também definiu detalhes do trabalho da Prefeitura  nos shows de verão, arenas de praia, eventos esportivos, reforço nos  serviços de saúde, segurança, limpeza urbana e trânsito. Nesta época  do ano, Praia Grande espera receber uma grande quantidade de turistas,  por isso é necessário reforçar os serviços públicos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarujá apresenta queda nos índices de criminalidade no mês de janeiro

FESTEJOS

Santos espera mais de 400 mil turistas no feriado de Carnaval

SÃO VICENTE

Hospital Dr. Olavo Hourneaux de Moura procura familiares de paciente

2
Entre em nosso grupo