MOBILIDADE URBANA
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado abandonado o veículo estacionado em via ou espaço público sem capacidade de locomoção por meios próprios.
Da redação
20/01/2026 - terça às 16h21
Para reduzir riscos à saúde pública, aumentar a segurança e minimizar impactos ambientais, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), segue intensificando as ações da Operação Lata Velha, voltada à retirada de veículos abandonados em vias e estacionamentos públicos do município. Em uma semana, a iniciativa já contabilizou 30 remoções, em 170 denúncias. Outros 10 casos foram solucionados pelos proprietários.
O monitoramento contínuo também conta com a colaboração dos munícipes, que podem registrar denúncias por mensagem de texto ou ligação via WhatsApp, pelo número (13) 3466-5542, canal que funciona 24 horas. O envio de fotos e vídeos auxilia na identificação das irregularidades e agiliza o atendimento.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado abandonado o veículo estacionado em via ou espaço público sem capacidade de locomoção por meios próprios. Além de comprometer a mobilidade urbana, esses veículos favorecem a proliferação de vetores de doenças, geram riscos à segurança e causam prejuízos ao meio ambiente.
"A participação da população é fundamental. Veículos abandonados impactam diretamente a saúde pública, a segurança e o meio ambiente. A Operação Lata Velha gera benefícios reais para a mobilidade urbana e para a qualidade de vida dos vicentinos", destaca o prefeito Kayo Amado.
Após a remoção, os veículos são encaminhados ao Pátio Municipal, onde os proprietários têm prazo de até 60 dias para regularizar a situação. Caso contrário, os automóveis são destinados a leilão.
O Pátio de São Vicente está localizado na Avenida Martins Fontes, 1.118 – Catiapoã, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para contato é 800 960 9752.
Deixe a sua opinião
ver todos