TRÂNSITO
Mobilização fortalece cuidados com meio ambiente e saúde; munícipes podem efetuar denúncias via telefone
Da Redação
08/01/2026 - quinta às 10h36
A organização do espaço urbano e a fluidez do trânsito passam, também, pela retirada de veículos que permanecem abandonados nas vias públicas. Nesse contexto, São Vicente iniciou, nesta quarta-feira (7), as ações práticas da Operação Lata Velha, que consiste na remoção de veículos em estado de abandono.
A iniciativa tem como foco a remoção de automóveis em estado de abandono, que representam riscos à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente, além de comprometerem a fluidez do trânsito e a oferta de vagas de estacionamento. As denúncias recebidas são organizadas e mapeadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), o que agiliza o trabalho de fiscalização em campo.
As retiradas são solicitadas por meio de rondas dos agentes da Secretaria de Mobilidade (Semob) e via denúncias pelo canal de WhatsApp do serviço, que aceita ligações, mensagens de texto e o envio de fotos e vídeos. O atendimento ocorre 24h, pelo telefone (13) 3466-5542.
O secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Marins, orienta os proprietários sobre os cuidados necessários para que o veículo não caracterize sinal de abandono. "É importante manter o carro limpo, sem acúmulo de sujeira ou vegetação por baixo. Oficinas também precisam ter cuidado para não ocupar a via pública de forma irregular, porque esses veículos podem ser removidos".
A caracterização de um veículo abandonado vai além de sinais extremos de deterioração. Automóveis sem condições de locomoção, com acúmulo excessivo de sujeira, pneus murchos, presença de mato crescendo ao redor e situações que impedem até a manutenção da via, como a raspagem do asfalto, já se enquadram como estado de abandono. Mesmo veículos aparentemente inteiros podem entrar nesse critério quando demonstram desuso prolongado e impacto direto na segurança, na saúde pública e na ordem urbana.
O secretário destaca ainda a importância da colaboração dos munícipes. "O WhatsApp facilitou muito esse processo. A população envia foto, vídeo, localização, e, quando o agente chega ao local, já sabe exatamente qual carro deve ser vistoriado".
De acordo com Alexandre, o trabalho contínuo tende a gerar impactos positivos ao longo do tempo. "A Cidade ganha em segurança, melhora o aspecto urbano e amplia a disponibilidade de vagas para quem realmente utiliza o espaço público".
Após a remoção, os veículos são encaminhados ao Pátio Municipal, onde os proprietários têm até 60 dias para regularizar a situação. Caso contrário, o mesmo será destinado a leilão.
O Pátio de São Vicente funciona na Avenida Martins Fontes, 1.118 – Catiapoã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para contato é 800 970 9752.
Deixe a sua opinião
ver todos