Quinta, 10 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,54

Santos

20ºC

OBRAS PÚBLICAS

Obras do VLT na Área Continental de São Vicente avançam com novas intervenções

Projeto resultará na construção de quatro estações para a região, levando desenvolvimento para 150 mil habitantes

Robson de Castro

21/10/2024 - segunda às 20h00

Por muito tempo, o projeto de extensão do VLT (veículo leve sobre trilhos) à Área Continental de São Vicente foi tido como um sonho. Hoje, ele é tratado como realidade. Com fiscalização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e apoio da Prefeitura, as obras de expansão do meio de transporte à região avançam cada vez mais, com importantes intervenções nas estruturas da Ponte dos Barreiros. 

 

Neste momento, os profissionais realizam a remoção da antiga estrutura metálica dos trilhos da linha ferroviária e, paralelamente, a recuperação das estacas do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros e das vigas e lajes da estrutura. 

 

O projeto resultará na construção de quatro novas estações na região (Quarentenário, Ponte Nova, Rio Branco e o Terminal Samaritá), levando dignidade, conforto e qualidade de vida aos 150 mil moradores da Área Continental. 

 

O prefeito Kayo Amado recordou todo o processo burocrático para a aquisição do recurso necessário para o andamento do projeto, e destacou a importância da extensão do veículo atravessando a ponte. "Em 2021 era tudo um sonho. Em 2022, conseguimos destravar com o Estado e a EMTU para que, em 2023, essa obra constasse no orçamento. Hoje, em 2024 venho até a ponte e me deparo com esses trabalhos que tornarão o VLT na Área Continental realidade. É de fato um sonho, porque eu sempre sonhei em levar o desenvolvimento à porta de cada morador dessa região. Não tem mágica, é muito trabalho".

 

Vale lembrar que a Fase 3 do VLT é dividida em duas etapas, cujo projeto consiste na recuperação dos trechos pré e pós-ponte. O primeiro estágio é o de recuperação da parte ferroviária, englobando a criação de uma passarela para pedestres e uma ciclovia. 

 

A segunda etapa, que é a de expansão do meio de transporte e construção das novas estações, segue em processo licitatório.

 

A previsão estipulada pela EMTU para a conclusão de todas as intervenções é para 2028.

 

Desenvolvimento Área Continental - A Administração Municipal traçou três pilares para alavancar o crescimento de São Vicente. Um deles é o desenvolvimento da Área Continental (além do fomento à construção civil e o investimento no eixo centro-praia). Desde então, a região tem sido contemplada com grandes entregas em diversos setores, como educação (AMEI Rei Pelé e Creche Irmã Dolores - Rio Branco), saúde (Pronto-Socorro do Rio Branco) e infraestrutura (reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães). 

 

A Prefeitura segue informando cada detalhe relativo à obra de extensão do VLT à Área Continental.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GASTRONOMIA

Empresários de gastronomia do Vale do Ribeira realizam visitas técnicas em busca de inovação

ENSINO

Universitários de Cubatão devem se cadastrar ou recadastrar para o transporte universitário de 10 a

OPORTUNIDADES

PAT de Guarujá oferece 212 vagas de emprego nesta quarta-feira (9)

2
Entre em nosso grupo