INVESTIMENTOS PÚBLICOS
A obra inclui solo grampeado para consolidar o talude e prevenir deslocamentos ou deslizamentos.
Da Redação
08/11/2025 - sábado às 09h17
O Morro do Fontana vai ganhar mais segurança graças às obras de contenção na Avenida Nossa Senhora do Monte Serrat, altura do número 56, onde a Defesa Civil constatou deslocamento de um trecho da encosta, que ocasionou comprometimento estrutural da via pública.
Será construído muro de arrimo em concreto armado, apoiado por estacas cravadas em rocha, para garantir a estabilidade do talude. Para reforço adicional, serão utilizados tirantes (barra de aço) com capacidade de até 40 toneladas, espaçados a cada 1,5m, fixados em rocha para garantir a estabilidade.
"As obras vão garantir a estabilidade da via, do trecho acima dela e também dos imóveis próximos", afirmou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), que nesta quinta-feira (6) esteve no local, acompanhando o início dos trabalhos com a engenheira Juliana Moura, responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.
ESTABILIZAÇÃO
No platô situado abaixo da rua, serão realizadas perfurações, onde será introduzida barra de aço de alta resistência e cimento para a consolidação do solo. "Essa técnica visa promover a estabilização e a resistência do talude, consolidando o solo e prevenindo possíveis deslocamentos ou deslizamentos na região", explicou o engenheiro civil Ronald Santos Lima, chefe do Departamento de Infraestrutura (Deinfra).
A obra inclui solo grampeado para consolidar o talude e prevenir deslocamentos ou deslizamentos.
"Objetivo é assegurar a estabilidade global e local dos taludes e das estruturas de contenção, reduzindo significativamente a probabilidade de escorregamentos, rupturas profundas e recalques que possam comprometer a segurança da área", prosseguiu Lima.
As intervenções estão a cargo da empreiteira MM Costa com investimento de R$ 4.554.534,81, do orçamento municipal.
Deixe a sua opinião
ver todos