MOBILIDADE
A intervenção será da Rua São Paulo até a Base Aérea, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco; a previsão de término é nos primeiros meses de 2026
Da Redação
26/07/2025 - sábado às 09h26
A Prefeitura de Guarujá está reestruturando as vias de acesso ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano da Cidade. Esta é a terceira fase de intervenções e contempla um trecho de aproximadamente 3 km que envolve a Rua São Paulo e a Avenida Presidente Castelo Branco, onde está situada a Base Aérea, em Vicente de Carvalho. A obra está prevista para iniciar em agosto e terminar nos primeiros meses de 2026.
A obra compreende a retirada de toda a estrutura de asfalto, guias e sarjetas antigas. A partir disso, novas estruturas serão instaladas, junto à nova pavimentação. Ainda, a sinalização viária e a drenagem para solo, aprimorando a capacidade de absorção de água nas vias.
O valor estimado investido é de R$ 7 milhões, sendo que parte do recurso advém do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do Governo do Estado, com contrapartida do Município.
A intervenção acontece em Guarujá, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra). As fases anteriores contemplaram as avenidas Áurea Gonzalez de Conde e Presidente Vargas, ambas em Vicente de Carvalho. O titular da pasta, Henrique Menin, destaca que o funcionamento do Aeroporto depende de um conjunto de melhorias estruturais para comportar a quantidade de munícipes e turistas que acessarão o local.
"O acesso estruturado é vital para os futuros usuários do Aeroporto. Melhorias são feitas desde a via próxima à Rodovia Cônego Domenico Rangoni até a entrada da Base Aérea. As três fases juntas possuem mais de 5 km de extensão", salienta.
Terminal de passageiros segue em obras até o fim deste ano
Em abril de 2025, a primeira fase de obras estruturais do Aeroporto foi entregue, consistindo na conclusão da pista de taxiamento, pousos e decolagens e o seu devido cercamento. A pista de pousos e decolagens possui 1.390 metros de comprimento por 45 metros de largura. Além disso, intervenções nas pistas de táxi A, B e C, faixa de pista, sistema de drenagem, implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna.
A implantação do terminal de passageiros foi oficializada após a entrega da pista. Ele será provisório e terá estrutura modular, composta por 21 peças. Ainda, ocupará uma área de 302 m², podendo receber até 24 passageiros simultaneamente. A previsão de entrega é até o final deste ano.
Considerando os prazos de implantação do terminal de passageiros modular e de elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), a ser analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil, o início das operações do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá é projetado para o primeiro semestre de 2026.
Deixe a sua opinião
ver todos