Sexta, 16 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

30ºC

ACESSIBILIDADE

Novo Quebra-Mar, em Santos, vai ganhar mapas táteis para garantir mais acessibilidade

A previsão de conclusão é de seis meses, a contar da emissão da Ordem de Serviço.

Da redação

16/01/2026 - sexta às 09h00

Um total de 14 mapas táteis com QRCode, um deles apresentando toda a área e os equipamentos; corrimãos e guarda-corpos em pontos específicos, e 525 metros lineares de sinalização táteis de piso vão garantir mais acessibilidade para deficientes visuais no Novo Quebra-mar (José Menino).

 

Nesta quinta-feira (15), o Diário Oficial publicou a homologação da GFS Construções e Serviços Ltda., vencedora da concorrência pública para a realização do serviço. "As intervenções terão início este semestre, pois vamos aguardar o término da temporada de verão para emitir a Ordem de Serviço, autorizando a empreiteira a instalar o canteiro de obras", afirmou Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

 

A previsão de conclusão é de seis meses, a contar da emissão da Ordem de Serviço.

 

INTERVENÇÕES

Além do mapa tátil geral, com detalhamento de toda a área e dos equipamentos na entrada, o parque terá outros 13, enfocando trechos específicos, a exemplo do playground e das pistas de patinação e pump track, de acordo com a arquiteta Daniella Yamana, da Seinfra. "Além disso, os textos dos mapas serão apresentados em alto-relevo e braile". 

 

Os mapas táteis terão QR Code para audiodescrição e para vídeo em libras.

 

Será criada uma rota acessível com a sinalização tátil no piso conectando todos os mapas. O projeto prevê, ainda, complementação de degraus no mirante próximo à escultura de Tomie Ohtake e na arquibancada do surf.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS

Obras de drenagem na Av. Nações Unidas, na Vila Nova, entram na fase final

PAT

PAT de Bertioga tem 89 vagas de emprego em diversas áreas

MICROEMPREENDEDOR

Secretaria de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo reforça a importância da Declaração Anual

2
Entre em nosso grupo