ACESSIBILIDADE
A previsão de conclusão é de seis meses, a contar da emissão da Ordem de Serviço.
Da redação
16/01/2026 - sexta às 09h00
Um total de 14 mapas táteis com QRCode, um deles apresentando toda a área e os equipamentos; corrimãos e guarda-corpos em pontos específicos, e 525 metros lineares de sinalização táteis de piso vão garantir mais acessibilidade para deficientes visuais no Novo Quebra-mar (José Menino).
Nesta quinta-feira (15), o Diário Oficial publicou a homologação da GFS Construções e Serviços Ltda., vencedora da concorrência pública para a realização do serviço. "As intervenções terão início este semestre, pois vamos aguardar o término da temporada de verão para emitir a Ordem de Serviço, autorizando a empreiteira a instalar o canteiro de obras", afirmou Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
A previsão de conclusão é de seis meses, a contar da emissão da Ordem de Serviço.
INTERVENÇÕES
Além do mapa tátil geral, com detalhamento de toda a área e dos equipamentos na entrada, o parque terá outros 13, enfocando trechos específicos, a exemplo do playground e das pistas de patinação e pump track, de acordo com a arquiteta Daniella Yamana, da Seinfra. "Além disso, os textos dos mapas serão apresentados em alto-relevo e braile".
Os mapas táteis terão QR Code para audiodescrição e para vídeo em libras.
Será criada uma rota acessível com a sinalização tátil no piso conectando todos os mapas. O projeto prevê, ainda, complementação de degraus no mirante próximo à escultura de Tomie Ohtake e na arquibancada do surf.
Deixe a sua opinião
ver todos