Terça, 10 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

SEGURANÇA

Nova plataforma de segurança pública otimiza atendimentos da GCM em São Vicente

Sistema do Governo Federal integra informações sobre ocorrências e agiliza a atuação das forças de segurança

Da Redação

23/12/2025 - terça às 08h53

Qualificando cada vez mais a estrutura de trabalho dos profissionais de segurança, a Prefeitura de São Vicente utiliza, desde agosto, o sistema CAD (Central de Atendimento e Despachos) para o registro de ocorrências e o direcionamento dos atendimentos. A plataforma, além de otimizar e agilizar o trabalho dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) — transformando um processo manual em digital —, garante dados mais eficientes e consolidados para o auxílio no combate à criminalidade.

A modernização da ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, contempla diversas melhorias, entre elas: abertura de ocorrências em poucos segundos com dados estruturados; e histórico do suspeito integrado e atualizado em tempo real.

Na prática, com o CAD, todas as entidades com acesso ao sistema visualizam em tempo real as informações sobre uma ocorrência. A novidade também contribui significativamente para o trabalho de inteligência da GCM, visto que, por meio da integração, os profissionais passam a ter acesso imediato a dados relevantes sobre os suspeitos, locais de incidência de crimes, aumentando a precisão e a agilidade nas respostas e planejamento futuro.

"Agora extinguimos o uso de papel e caneta nesse processo, o que gerava mais trabalho e possíveis erros nos registros. A adesão ao CAD dá sequência à transformação que estamos promovendo na segurança pública. Inauguramos um sistema de monitoramento, entregamos rádios de comunicação, armamento para a Guarda... é um processo árduo, mas de avanço visível. Seguimos na luta para tornar São Vicente mais segura", ressalta o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.

Investimentos
Com o programa São Vicente Mais Segura, a Prefeitura tem investido na modernização e qualificação do trabalho da Guarda Municipal. Como destacou o secretário, o Centro de Controle Operacional (CCO) ampliou a rede de monitoramento em pontos estratégicos da Cidade. Além disso, os agentes — que antes se comunicavam por celular — agora utilizam radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS. A GCM, que anteriormente desempenhava um papel predominantemente patrimonial devido à escassez de recursos, hoje atua como uma extensão das forças policiais, contando com armamento institucional, coletes balísticos e viaturas adequadas para o patrulhamento ostensivo.

"Para a adesão ao sistema do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Justiça, foi necessário um amplo estudo, além de treinamento especializado dos agentes operadores, que puderam absorver o conteúdo ministrado pela cidade de Campinas. Saímos de um cenário totalmente arcaico, deixando de lado os registros em papel, adotando um sistema totalmente informatizado com ferramentas tecnológicas à disposição do operador na rua, facilitando e agilizando os despachos e atendimentos de ocorrências, trazendo um grande benefício aos turistas e a toda a população vicentina.

--

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo