SAÚDE
Foram atendidos 384 pacientes na Vila Nova e no Jardim Nova República, mas número poderia ter sido maior: metade dos pacientes agendados não compareceu
Da Redação
25/11/2025 - terça às 08h50
A Secretaria de Saúde de Cubatão informa que as unidades de Saúde da Vila Nova e do Jardim Nova República atenderam 384 pessoas e realizaram juntas cerca de 4 mil exames laboratoriais na última sexta-feira e sábado, dias 21 e 22, dentro do Mutirão de Exames Laboratoriais no Bairro, realizado na cidade.
Foram 170 pessoas na Vila Nova na sexta-feira (21) e mais 194 pacientes no sábado (22), no Jardim Nova República, que passaram por exames para a realização de dezenas de diagnósticos por meio de, entre outros, hemogramas completos, detecção de colesterol, dosagem de creatinina, dosagem de cálcio, dosagem de ureia, triglicerídeos, dosagem de vitaminas, exames para detecção de parasitas ou de antígeno para a identificação do HIV ou de doenças como sífilis ou linfomas.
No próximo sábado (29), o mutirão será realizado na Unidade Básica de Saúde do Jardim Casqueiro, das 7 às 12 horas, em pacientes que estão na lista de espera da própria unidade e que estão sendo convocados para comparecer no local nessa data. O agendamento dos primeiros horários será destinado aos grupos prioritários. Em caso de abstenção, a unidade atenderá por demanda espontânea de acordo com o número de vagas abertas pelas ausências. Nesse caso, é necessário levar documento com foto, cartão SUS e o encaminhamento médico.
"Essa marca de 4 mil exames significa que estamos avançando para minimizar o tempo de espera de novos exames", informa o secretário de Saúde, Márcio Oliveira.
Porém, o secretário também destaca as faltas que ocorreram nesses dois dias de atendimento: na unidade da Vila Nova, 170 pessoas que estavam agendadas para realizar o exame não compareceram no sábado; na sexta, 106 usuários faltaram no exame laboratorial agendado. Vale lembrar que todos foram contatados pelas unidades de referência.
Novos mutirões estão previstos para dezembro e são realizados com recursos provenientes de emendas impositivas da Câmara dos Vereadores.
Deixe a sua opinião
ver todos