Domingo, 31 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,34

Santos

19ºC

SÃO VICENTE

'Mutirão do Contraceptivo Implanon' contempla mais de 100 adolescentes

Meninas de 15 a 17 anos compareceram à UBS Central neste sábado

da Prefeitura de São Vicente

11/03/2024 - segunda às 09h21

Foi ofertado às adolescentes, também, teste rápido de HIV e sífilis - ACI/Famesp

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou, neste sábado (9), o 'Mutirão do Contraceptivo Implanon', que contemplou 123 adolescentes de 15 a 17 anos. Na ação realizada na UBS Central, elas realizaram teste de gravidez, tiveram aula sobre diversos assuntos relacionado à vida sexual e foram imunizadas de uma gravidez não planejada.

Foi ofertado às adolescentes, também, teste rápido de HIV e sífilis.

Em seguida, participaram de uma aula que abordou temas como: métodos contraceptivos (camisinha, diafragma, hormonais, DIU, métodos cirúrgicos), informações sobre o implanon - ressaltando que ele previne apenas contra a gravidez e que é um dos métodos mais seguros, com 99% de eficácia e duração de três anos. Finalizando a aula, foram mencionadas as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), enfatizando que o implanon não é a melhor escolha, mas sim o preservativo.

Após passar por essas etapas, foi feita a aplicação. A adolescente Julia Vitória Cavalcanti enalteceu a iniciativa da Sesau e ressaltou sua importância: "Vi nas redes sociais da Prefeitura e resolvi me inscrever. Foi super tranquilo. Uma ação  essencial, promovendo a educação sexual ". 

A mãe da Julia, Kátia Rosangela de Campos Alves, acompanhou de perto o mutirão, e detalhou o que comentou chamou sua atenção:

 "Vim só acompanhar e fiquei muito impressionada com a aula. Principalmente sobre as ISTs, que antes se chamava DSTs. Não sabia disso. É muito bom que tenha um projeto desse na Cidade, porque elas saem protegidas contra a gravidez indesejada e ainda recebem uma aula. Ações como ajudarão a adolescente ao longo da vida".

A Diretora da Saúde da Mulher e idealizadora do projeto, Dra Maria Luiza Davi, destacou a importância dessa ação: "Hoje tem que se falar cedo sobre esse assunto, para explicar os melhores métodos de prevenção. O dia de hoje foi exatamente para mostrar isso às meninas. A melhor prevenção é a informação como método de conscientização".

"Quero parabenizar toda equipe da Saúde da Mulher por fazer esse mutirão acontecer. Contemplamos mais de 100 meninas da Área Insular com o implante e um conteúdo muito importante ao qual vão levar para a vida. Essa foi só a primeira ação. Dia 23 vamos levar o implanon para as adolescentes da Área Continental", enfatizou Michelle Santos, Secretária da Saúde.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ENSINO

Santos Jovem Doutor recebe visita de alunos para primeiro contato com impressora 3D

ACONTECE

Cubatão recebe pesquisadores internacionais no projeto Escola Avançada em Cultura Oceânica

ECONOMIA LOCAL

Fiscalização em Mongaguá emite 256 notificações e garante 70% de adesão de comerciantes

2
Entre em nosso grupo