CUBATÃO
Dando continuidade ao Mutirão descentralizado de Exames Laboratoriais, a Secretaria de Saúde de Cubatão (SMS) atendeu mais duas Unidades da rede.
Da Redação
10/12/2025 - quarta às 17h00
Desta vez, as contempladas foram a UBS do Jardim Casqueiro (no dia 29/11) e a USF da Vila dos Pescadores, esta ocorreu neste sábado (6/12), que juntas atenderam mais de 390 pacientes, perfazendo 6.945 exames realizados, sendo 2.600 e 4.345 em cada uma.
Outras duas Unidades já haviam sido atendidas: as USF Jardim Nova República (Bolsão 8) e Vila Nova, respectivamente nos dias 21 e 22/11. Estas também atingiram a marca dos mais de 4 exames, resultado do atendimento de 365 pacientes. Com isso, o balanço divulgado pela SMS aponta que quase 800 pessoas passaram pelo mutirão e realizaram mais de 11 mil exames laboratoriais, que englobam diversos procedimentos que exigem a coleta de sangue, urina e fezes, necessários para identificar e orientar os reais diagnósticos e possíveis condutas médicas.
A secretaria de Saúde informa que outras 3 Unidades serão atendidas ainda este mês. Na programação, as próximas a serem contempladas são:
Dia 20/12 (sábado) – USF Vila esperança/CAIC;
26/12 (sexta-feira) USF Jardim Nova República (2ª ação);
27/12 (sábado) USF 31 de Março.
Só para estas três unidades, a Pasta da Saúde informou que estão previstos outros 900 pacientes agendados, o que dá uma média de 300 pessoas para cada uma delas. Ocorre que, segundo a Secretaria, cerca de 30% dos pacientes agendados não comparecem no dia marcado e voltam para a fila de espera. E a meta da Prefeitura é justamente diminuir a demanda das USF que mais tem pacientes aguardando fazer os seus exames. Não fosse o absenteísmo, o número de pessoas atendidas e exames feitos estariam ainda maiores. A Secretaria recomenda que as pacientes fiquem atentos aos telefones fornecidos nas Unidades, pois a Central de Vagas está ligando para o devido agendamento. "Quanto mais pessoas agendadas comparecerem, mais estaremos avançando para minimizar o tempo de espera delas para a realização de consulta de retorno e possíveis novos exames e consultas", esclarece a Secretaria de Saúde.
Deixe a sua opinião
ver todos