PORTO DE SANTOS
Programa Passaporto levou visitantes para conhecer o estuário e mais sobre a história de Santos
Da Redação
17/02/2026 - terça às 11h41
O Museu do Porto de Santos recebeu o número recorde de 3,5 mil visitantes em janeiro, o que reflete o sucesso da programação de férias do espaço.
Um dos atrativos foi o programa Passaporto. Quem visitou o espaço durante a semana (de segunda a quinta-feira) recebeu uma entrada para um passeio de catamarã no canal de navegação do Porto.
Cerca de mil pessoas fizeram o passeio. Foi necessário programar viagens extras além das inicialmente previstas, em razão da grande procura.
Tanto as visitas ao museu quanto ao canal de navegação foram guiadas, e os participantes tiveram a chance de conhecer mais sobre a história do Porto e da cidade de forma criativa e acolhedora.
O assistente pleno do Complexo Cultural do Museu do Porto, Jorge Valias, atuou como guia e deu detalhes sobre áreas com histórias ligadas à época do descobrimento, como a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Explicou também a dinâmica de funcionamento do canal de navegação e dos terminais portuários.
As informações foram absorvidas pelos participantes, que também aproveitaram para fazer belas fotos ao longo do passeio. “Foi maravilhoso. Minha família e eu somos santistas, mas muitas coisas não tínhamos conhecimento”, afirmou a professora Marjorie Marçal, uma das participantes.
Férias
O grande número de visitantes registrados pelo Museu em janeiro fechou a exitosa programação do projeto “De férias no Porto de Santos”, iniciado em dezembro. Diferentes exposições reuniram arte, história e experiências culturais para toda a família, buscando aproximar a comunidade do Museu.
A exposição “Porto & Arte”, por exemplo, apresentou os desenhos de um concurso no qual filhos de colaboradores de empresas portuárias imaginaram como seria o “Porto do Futuro”. Houve também uma mostra dedicada aos 500 anos de nascimento do viajante alemão Hans Staden, autor de importantes relatos sobre o Brasil colonial. Tudo isso disponível aos visitantes, além do vasto acervo histórico do Museu.
O Museu do Porto de Santos recebeu ainda no dia 17 de dezembro o Coral do Polo Regional do Projeto Guri em Santos, para uma apresentação especial de Natal aberta à comunidade. Ao som da apresentação, foi inaugurada a iluminação natalina da fachada, em uma atmosfera emocionante típica desta festa.
Outros números evidenciam o sucesso do Museu do Porto
Ao longo de 2025, o espaço passou a figurar entre as principais atrações culturais e turísticas de Santos, pulando da posição 48 para a 6ª entre lugares mais recomendados da cidade no Trip Advisor, um dos principais sites do segmento.
Além disso, apenas em janeiro, o número de seguidores subiu de 2 mil para 3,4 mil seguidores nas redes sociais, um aumento de 70%.
Serviço
O Museu do Porto, administrado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), fica na Avenida Rodrigues Alves, s/nº, (esquina com Rua Conselheiro João Alfredo) – Macuco, Santos-SP.
A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 9h às 17h. No Carnaval, o espaço ficará fechado excepcionalmente na segunda (16/02) e terça-feira (17/02). Na quarta (18/02), o Museu reabre às 12h.
A entrada é gratuita. Para grupos, é necessário agendar. Maiores informações pelo e-mail [email protected].
Deixe a sua opinião
ver todos